14º Campo Demonstrativo da Cooperja será em fevereiro


AGROCOOP


Nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2018 acontece o Campo Demonstrativo Cooperja que, além de ser o maior evento da cooperativa, é também o maior Dia de Campo do Sul de Santa Catarina, levando aos visitantes conhecimento, novas tecnologias e práticas de manejo, tendo como meta a maior produtividade e também o aumento da rentabilidade das lavouras.

Em sua 14ª edição, o CDC está sendo estruturado para receber mais de 2.000 agricultores e contará com novidades como: Início da Colheita do Arroz da Cooperja;, 37 cultivares/ híbridos de arroz diferentes; exposição de animais em maior espaço e com nova forma de apresentação; soja plantada dentro de quadra de arroz; apresentação da nova cultivar de arroz Primoriso CL; parcelas de maracujá doce; parcelas de banana caturra em formação; área de integração lavoura/pecuária/floresta, entre outras. Além disso, nesta edição, será realizado um circuito único e interativo de visitação. Ou seja, um caminho para o público visitar as parcelas de culturas agrícolas, de todas as empresas e atrações, dando visibilidade a todas as atividades que serão realizadas no Campo.

Segundo o coordenador do evento, o eng. agrônomo Célito Mezzari, outro grande diferencial está previsto. “Que queremos estimular a realização de práticas (ex: lavouras lado a lado, colheitas, visualização de raízes, degustações, simulações de produtividades, etc), pois são situações que o produtor fica atento, entende melhor a importância do que está sendo apresentado, e implementa o que aprendeu na sua lavoura”, destaca Mezzari, comentando que “na última edição, tivemos uma parcela com irrigação subterrânea por gotejamento em arroz plantado em terras altas, que foi um sucesso, pois era um novo tipo de irrigação e novidade na nossa região. Para 2018 teremos uma área de milho plantado com irrigação subterrânea, fazendo uma rotação de culturas na área, além de mostrar todos os benefícios da utilização deste sistema e também da rotação de culturas. Compartilhar conhecimento é a melhor forma para tornar a agricultura mais eficiente e produtiva”.

Nos dois dias, o evento vai das 8h – quando é aberto o parque e acontecem as visitações às estações pelo circuito, visitação livre à exposição de máquinas e equipamentos, exposição de animais, formação de roteiros de visitação na cultura de interesse, tais como  Arroz, Fruticultura/Horticultura, milho/soja, pastagens/animais – às 17h30, após café da tarde. A programação inclui palestras e atividades especiais, que,  no dia 7, envolvem apresentação de novas tecnologias – Epagri e início da Colheita do Arroz Cooperja, e, no dia 8, apresentação e colheita da nova cultivar Primoriso CL. Destaque, também, para a 3ª Feira da Agricultura Familiar; com estandes de diversas empresas.



Publicidade