Compras Públicas da Agricultura Familiar é tema de seminário em São Paulo

Publicado em: 03 Abril - 2018

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Compras Públicas da Agricultura Familiar é o tema de seminário que será realizado em 5 de abril, das 8h às 12h, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista.

O evento, realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da SAA, apresentará as várias ferramentas eletrônicas de fomento às compras públicas diretas da Agricultura Familiar em território paulista, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e o livro “Mapa da Agricultura Familiar” elaborado a partir da consolidação dos dados das declarações de aptidão ao PRONAF (DAP), que  caracteriza o agricultor familiar e permite aferir a distribuição geográfica e a concentração das comunidades agrícolas familiares no Estado de São Paulo, entre outros dados que possibilitam maior eficácia no planejamento e implantação  de políticas públicas destinadas a esse segmento.

Compras Públicas da Agricultura Familiar é tema de seminário em São Paulo (Foto: Divulgação)

Compras Públicas da Agricultura Familiar é tema de seminário em São Paulo (Foto: Divulgação)

Na ocasião, será demonstrada ao público a ferramenta eletrônica “Edital Paulista”, elaborada pelo Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), que facilita a visualização de dados dos editais de compras Públicas efetuadas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (Ppais).

A Plataforma de Negócios “Edital Paulista” integra três linhas estratégicas de atuação:

1 – Dá transparência e potencializa a divulgação dos editais de chamada pública da Agricultura Familiar expedidas por instituições públicas das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) por meio dos diferentes programas (PAA – modalidade compra institucional, Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae, Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social – Ppais).

2 – Disponibiliza gratuitamente às Prefeituras uma ferramenta eletrônica, de operação simples e intuitiva, para a confecção de editais de chamada pública no âmbito do Pnae.

3 – Coleta, sistematiza e disponibiliza a visualização de dados das compras dos produtos (quantidade, preço e outros dados, em diferentes recortes territoriais), servindo de subsídio para a implantação de políticas públicas voltadas ao setor.

Inscrições podem ser feitas clicando aqui. Mais informações pelo telefone (11) 5067-0351.

Programação:

8h – Credenciamento;

9h – Abertura oficial;

 10h – Apresentação do Mapa da Agricultura Familiar;

11h – Apresentação MDS – PAA Compras Publicas Institucionais;

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