Consultor recomenda três ferramentas para gerenciar fazenda mesmo não sabendo nada de tecnologia


AGROCOOP


Consultor recomenda três ferramentas para você gerenciar fazenda mesmo não sabendo nada de tecnologia (Foto: Reprodução)

Consultor recomenda três ferramentas para você gerenciar fazenda mesmo não sabendo nada de tecnologia (Foto: Reprodução)

“A tecnologia pode ser uma maneira fantástica de você fazer uma boa administração rural, desde que você tenha as ferramentas corretas para fazê-la. Então, porque será que 74,8% dos produtores rurais brasileiros não usam nenhuma ferramenta digital para administrar sua fazenda?”, questiona Maikon Schiessl, engenheiro ambiental e analista de marketing na Aegro,  além de diretor do Comitê de Agtech da Associação Brasileira de Startups, entre outras funções.

Trabalhando com tecnologia e inovação na agricultura desde 2014, Schiessl acredita que a tecnologia pode ajudar a vida do produtor rural brasileiro e reconhece que o uso da tecnologia na gestão de fazendas é uma realidade no Brasil, mas apresenta problemas, pois “muitos produtores rurais pensam que para serem bem-sucedidos usando tecnologia precisa ser um especialista na área, o que não é necessariamente verdade”.

Para fundamentar sua opinião, cita ferramentas que podem ser usadas para gerenciar uma fazenda, mesmo que o produtor não seja um especialista em tecnologia e não tenha muito recursos para gastar.

A primeira sugestão de Schiessl é voltada à gestão da fazenda com aplicativos. Existem centenas de aplicativos disponíveis para utilizar na propriedade rural, bastando, para encontrá-los, uma busca na loja de aplicativos do smartphone: digite algum termo relacionado ao seu negócio, como “agronegócio”, “plantio de soja”, “planejamento de safras”, e vários aplicativos disponíveis são apresentados, a maioria gratuito.

Entre as possibilidades, o diretor do Comitê de Agtech da ABS, cita as soluções de monitoramento do clima da lavoura sem sair de casa, como o aplicativo Cemaden, que desenvolveu um mapa interativo, com todos os pluviômetros e estações meteorológicas cadastradas. Estes sensores são automáticos e atualizados de hora em hora. O aplicativo permite, ainda, acessar as informações por cidade e até fazer download dos arquivos.

“Uma das maneiras mais eficientes de se gerenciar a lavoura é saber o que ocorre nela. E para isso é necessário ter todos os dados para fácil acesso. Um programa de computador pode facilitar a vida do agricultor e lhe dar todas as informações necessárias para entender tudo o que acontece talhão por talhão. Consulte algum sistema e comece hoje mesmo a gerenciar sua fazenda com software agrícola”, recomenda Schiessl.

Mais informações sobre essas sugestões em http://blog.aegro.com.br/administracao-rural-ferramentas

MAIS NOTÍCIAS

Pesquisadores identificam gene responsável pela dureza das paredes celulares vegetais
Secretaria de Agricultura lança cartilha com ações para preservar recursos hídricos
Cooperativa do PR compra corretora uruguaia e vai atuar em toda a América Latina



Publicidade