Cooperativismo amplia participação na Agrishow

Publicado em: 14 maio - 2018

Leia todas


A cada ano, o cooperativismo amplia sua participação e importância na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), realizada em Ribeirão Preto (SP). O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, comemora o crescente prestígio das cooperativas na feira. “Percebemos um reconhecimento cada vez maior das autoridades e demais entidades do agronegócio em relação ao cooperativismo. Isso mostra que estamos no caminho certo e indica que o nosso movimento tem um potencial de crescimento muito grande”, analisa.

 

Cooperativismo amplia participação na Agrishow (Foto: Divulgação/Ocesp)

A Casa do Cooperativismo na Agrishow foi um ponto de encontro para autoridades, cooperados e visitantes interessados em conhecer mais sobre a atuação das cooperativas. Durante os 5 dias, o espaço recebeu a visita de 3.531 pessoas; foram atendidas 47 cooperativas dos ramos Agropecuário e Crédito de todas as partes do Estado de São Paulo – dentre elas 18 organizaram caravanas de cooperados. Também montaram estande na feira os sistemas de crédito cooperativo Sicoob e Sicredi, a Coopercitrus e a Coplacana.
Em reconhecimento à importância do cooperativismo, autoridades federais, estaduais e municipais estiveram no estande. Entre as presenças ilustres, destaque para o presidente da República, Michel Temer, os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Gilberto Kassab, o governador de São Paulo, Márcio França, os deputados federais Arnaldo Jardim e Baleia Rossi, os deputados estaduais Barros Munhoz, Davi Zaia, Marco Vinholi e Welson Gasparini e o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.
Também estiveram no espaço o pré-candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin, os pré-candidatos ao Governo de São Paulo João Dória e Paulo Skaf, além de lideranças políticas que devem concorrer a cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Federal.
O coordenador do ramo Agropecuário do Sescoop/SP, Pedro Silveira, ressaltou que a Agrishow oferece oportunidade rara de aproximação com as cooperativas. “Como transferimos nossa base para Ribeirão Preto durante essa semana, podemos atender cooperados, dirigentes, pessoas que querem conhecer e ter orientações sobre o cooperativismo. Também podemos divulgar nosso movimento e nosso Sistema”, ressalta.
No estande foram realizadas reuniões com entidades parceiras, órgãos da Secretaria da Agricultura (CATI, Codeagro e Feap), agentes financeiros e cooperativas. “Fortalecemos parcerias, iniciamos novos projetos e demos andamento a demandas do cooperativismo no nosso estado”, observa.
O Sistema Ocesp também ofereceu palestra aos produtores rurais sobre temas importantes que são desdobramentos do último julgamento do Código Florestal, enfatizando sobre o que esperar para nossa legislação estadual. “A Agrishow é seguramente a feira agropecuária mais prestigiada, termômetro para o agronegócio nacional, e esse ano os resultados recordes estão em linha com o nosso índice de confiança do agronegócio, que registrou o maior indicador da série justamente ao final do 1º trimestre de 2018”, conclui Silveira.



Publicidade