Custo Efetivo Total passa a ser divulgado para financiamentos rurais

Publicado em: 28 novembro - 2018

Leia todas


As instituições financeiras passarão a divulgar o CETCR (Custo Efetivo Total nas operações de crédito rural). A medida vale a partir do próximo Plano Safra, que inicia em julho de 2019, e está alinhada com o pilar “Mais Cidadania Financeira” da Agenda BC+, que tem como uma de suas metas a redução de assimetrias de informação.

O objetivo é permitir que o produtor tenha mais facilidade para planejar suas operações e para avaliar a sua viabilidade econômica, além de poder escolher linhas de crédito que melhor se adequem às suas necessidades.

A medida estende aos financiamentos rurais regra que já existe para outras operações de crédito. Essa mudança decorre também do aumento de competição entre as instituições financeiras na concessão de operações de crédito rural, que passaram a oferecer taxas abaixo do teto fixado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para recursos controlados (até 2017, as taxas eram específicas e não havia discricionariedade na sua fixação).

A obrigatoriedade da adoção do CETCR e as regras para sua apuração nos financiamentos rurais foram estabelecidos pela Resolução nº 4.699, aprovada pelo CMN.

 

Fonte: Banco Central do Brasil



Publicidade