Fapesp lança chamada de pesquisas em agricultura e pecuária digital

Publicado em: 09 Maio - 2018

Leia todas


A Fapesp lançou o terceiro edital do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science. Anunciado em 2 de maio, o novo edital é voltado à seleção e ao apoio de projetos de pesquisa em e-Agricultura – pesquisa colaborativa conduzida conjuntamente por cientistas da área de Computação e pesquisadores da área de Ciências Agrárias. O prazo para submissão de propostas encerra-se em 2 de julho.

Fapesp lança chamada de pesquisas em agricultura e pecuária digital (Foto: Usembassy/Flickr)

Fapesp lança chamada de pesquisas em agricultura e pecuária digital (Foto: Usembassy/Flickr)

A chamada oferece financiamento para projetos de pesquisadores vinculados a universidades, instituições de pesquisa ou a pequenas empresas de base tecnológica no Estado de São Paulo que envolvam pesquisa conjunta em Computação e Ciências Agrárias.

Serão financiados projetos nas modalidades Auxílio à Pesquisa RegularAuxílio à Pesquisa Projeto TemáticoAuxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador e Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

O edital abrange temas que vão desde aspectos genômicos em agricultura e agropecuária até fazendas inteligentes e pesquisa na logística da cadeia produtiva de alimentos. Do ponto de vista computacional, a chamada engloba pesquisas em temas como Desenvolvimento de Sensores, Internet das Coisas, Inteligência Artificial ou Engenharia de Software aplicadas à resolução de desafios em Ciências Agrárias, dentre outras.

As propostas submetidas nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Projeto Temático e Jovens Pesquisadores devem ser enviadas em inglês, uma vez que, em alguns casos, serão enviadas para avaliação de assessores estrangeiros. Já as propostas submetidas na modalidade PIPE podem ser enviadas em inglês ou em português.

As propostas submetidas nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Projeto Temático e Jovens Pesquisadores também deverão demonstrar como oferecerão treinamento em eScience e indicar como pretendem gerenciar os dados produzidos no projeto, que incluem arquivos, algoritmos, softwares, amostras, modelos, material curricular e outros.

Desde o fim de outubro de 2017, a Fapesp passou a exigir que todo Projeto Temático submetido à Fundação deve incluir, como anexo, um Plano de Gestão de Dados – um texto de no máximo duas páginas, descrevendo os dados que o projeto produzirá e como se pretende disponibilizá-los e preservá-los.

A chamada de propostas pode ser acessada em www.fapesp.br/11679.



Publicidade