A relação do produtor com a tecnologia é debatida em evento com presença de cooperativas


AGROCOOP


Transformação digital no campo, inovação e Big Data como diferenciais competitivos na agricultura e os impactos na cadeia de valor do Agronegócio. Esses princípios nortearam os debates do AgTech Fórum, realizado pelo InformaGroup em 21 de novembro, na capital paulista. Na programação, duas cooperativas dividiram o palco com empresas mundiais: Coplana e Coopercitrus. Logo na abertura, a organizadora do evento apresentou as novidades para 2018.

A Coplana, representada por seu presidente – José Antonio de Souza Rossato Júnior – participou do primeiro painel, intitulado O Futuro é Agora, e discorreu sobre os caminhos encontrados pela cooperativa para romper com paradigmas e mudar cultura dos cooperados. Já a Coopercitrus esteve presente no painel Robótica e Drones, com apresentação a cargo de Alessandra Julianetti Barrero, gerente de Serviços. O foco de Barrero foram os serviços disponibilizados pela cooperativa aos cooperados, como aluguel de drones e análise das imagens capturadas.

Em sua apresentação, Rossato falou sobre o conflito geracional das tecnologias, reconhecendo que o jovem “é elo importante para equacionar essa realidade”. Explicou a complexidade do agrossistema da cooperativa agrícola, fruto da “magnitude e do número de pessoas envolvidas e, por isso mesmo, um ambiente rico e robusto, no qual a cooperativa pode ser a intermediária entre a base produtora e a tecnologia, funcionando como um filtro das tecnologias disponíveis que possam atender aos produtores. Além disso, como congrega pequenos, médios e grandes produtores, o ambiente cooperativista favorece a criação de estratégias diferenciadas para todos os seus públicos”.

Novidades para 2018

A InformaGroup aproveitou o AgTech para apresentar as mudanças que serão implementadas em 2018. A principal delas é a união de quatro eventos do agronegócio em um único, batizado de AgriNext Fórum, que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Expo Center Transamérica, na capital paulista.

O novo evento, em formato arena 360, com estandes e área voltada a relacionamento, é definido por Maria Juliana do Prado Barbosa – diretora de negócios da InformaGroup no Brasil – como “o espaço onde as lideranças se encontram”, pois em um mesmo fórum estarão unidos Mega Agro, Cooperativas do Agronegócio, Biodefensivos e AgTech. “Mesmo concentrados, os eventos manterão as características individuais com o benefício adicional para os participantes de favorecer o acesso a todas as informações, com área de 4 mil metros quadrados para exposição e dois lounges, um para as cooperativas, outro para os megaprodutores”, detalha Barbosa.



Publicidade