Sistema OCB e Embrapa divulgam primeiros resultados

Publicado em: 30 novembro - 2017

Leia todas


A Organização das Cooperativas Brasileiras, em parceria com a Embrapa, divulgou em 29 de novembro os primeiros resultados do Censo das Cooperativas de Leite. O trabalho contou com a participação de 201 cooperativas especializadas na produção láctea, em todas as regiões do país. A pesquisa foi realizada pelas equipes técnicas das duas instituições, com o objetivo de realizar um diagnóstico do cooperativismo na atual cadeia produtiva do leite. A divulgação foi feita durante reunião da Câmara do Leite da OCB de 29/11/2017, e foi seguida da apresentação de propostas de trabalho para as próximas etapas.

Para compor o censo, as cooperativas responderam diversas questões e os resultados foram consolidados pela equipe de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e serão analisados em conjunto com os técnicos da OCB, para subsidiar a construção de um documento propositivo de planejamento estratégico do cooperativismo de leite brasileiro.

As próximas etapas de trabalho envolverão uma análise segmentada das informações, correlacionando os dados com outros estudos do setor, para que, em seguida, seja produzido um documento com as diretrizes estratégicas que possam garantir o desenvolvimento contínuo de cooperativas e cooperados no mercado lácteo.

A apresentação dos primeiros resultados do censo foi feita para lideranças cooperativistas, técnicos das cooperativas e parlamentares convidados. Entre os presentes, destaque para os presidentes Márcio Lopes de Freitas (OCB) e Maurício Lopes (Embrapa), além de representantes de cooperativas e unidades estaduais do Sistema OCB; Osmar Serraglio (PR), presidente da Frencoop; os diretores da Frente, Domingos Sávio (MG), Marcos Montes (MG), Alceu Moreira (RS), Valdir Colatto (SC), Lelo Coimbra (ES) e Evair de Melo (ES). Ao final do evento foi realizado o painel Competitividade no Mercado de Lácteos e Insumos, que contou com a participação do pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho, do consultor, Vinícius Gomides.



Publicidade