Pronatec Agro: aberta oferta de cursos


Agronegócio


plantio_direto_jmi_0181

As instituições interessadas em pactuar cursos do Pronatec Agro já podem apresentar as propostas de ofertas de vagas por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), do Ministério da Educação (MEC). Para o segundo semestre deste ano, serão ofertadas 15.184 vagas para cursos na área de agricultura orgânica, fruticultura, bovinocultura de leite e de corte, avicultura, horticultura, entre outras áreas.

As aulas devem começar a partir de setembro. O aumento no número de vagas em relação a 2014 é de 51,85% em relação a 2014, e, de acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, por meio de Nota Informativa, a homologação das propostas de oferta de vagas registradas pelos ofertantes no Sistec será feita entre os dias 6 e 17 de julho.

Os cursos são voltados para agricultores, familiares e jovens da área rural, além de trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário recém-formados, estudantes de escolas técnicas e de ensino médio. No ano passado, as capacitações do Pronatec Agro tiveram 4,5 mil alunos. Entre os principais parceiros ofertantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estão os Institutos Federais de Educação, as universidades, o SENAR e o SENAI, entre outros.

Após a pactuação, os interessados poderão procurar o Ministério da Agricultura, por meio do email depros.gab@agricultura.gov.br ou pelo telefone (61) 3218-2433, e as Divisões de Política Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPEDAGs) das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA) nos estados para obter informações sobre como participar dos cursos.