Cinco dicas para o home office dar certo na sua cooperativa – Carolina Vieceli é Gerente de Agência na Unicred Coomarca

Publicado em: 18 novembro - 2020

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“Conseguem me ouvir?” “Seu microfone está desligado!” “Acho que travou…”  Se você trabalha em home office neste momento, sabe do que estamos falando. 

“A sensação é de que nos conectamos mais por vivermos essa etapa juntos”, avalia Carolina Vieceli, gestora da agência Unicred Coomarca, sobre este momento de pandemia que impactou a rotina das empresas e as relações pessoais. A Unicred Coomarca conseguiu implementar, de forma inédita no sistema Unicred, um atendimento 100% home office durante a pandemia. O segredo da singular de Florianópolis foi sair na frente ao começar a pensar o modelo home office bem antes da pandemia ocorrer. Hoje, a cooperativa colhe no dia a dia com a equipe e com os cooperados os resultados positivos dessa antecipação. 
Se a sua empresa ainda tem dificuldades em manter uma rotina eficiente de home office, confira cinco dicas da gestora Carolina Vieceli que foram fundamentais para que o modelo de home office fosse muito bem sucedido na instituição financeira.

1 – CRM eficiente
É fundamental o uso de um CRM online eficiente, ou outra ferramenta online de gestão, no qual o usuário possa cadastrar todos os negócios em andamento e todos possam fazer o acompanhamento. O uso dessa ferramenta economiza tempo, reduz o número de reuniões e altera a dinâmica de gestão.

2 – Processos mapeados 
Processos bem descritos permitem que a maioria das atividades possam ser executadas pelo colaborador sem a necessidade e apoio de terceiros, dando mais autonomia.

3 – Disciplina e cadência são fundamentais
É importante ter uma rotina de atividades diárias bem estabelecida. Isso não quer dizer dias completamente definidos, mas é importante definir as linhas mestras de trabalho, mais conectadas à estratégia da organização.

4 – Comunicação, sempre 
Sempre que possível, faça conversas coletivas, transparentes e organizadas de forma que haja espaço de fala a todos. Deve haver condições para que as críticas apareçam. Elas também são uma oportunidade de avanços.

5 – Apoio
Desenvolva outros tipos de interações, mesmo que à distância. Somos pessoas e sentimos falta de nos conectar com nossos colegas de trabalho para falar de outras coisas. Isso fortalece e permite nos conhecermos e nos relacionarmos melhor no dia-a-dia. Que tal, por exemplo, um happy hour online?


*Carolina Vieceli é Gerente de Agência na Unicred Coomarca



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