O impacto das cooperativas de crédito no mundo – Vanildo Leoni é diretor executivo da Viacredi

Publicado em: 17 outubro - 2019

Leia todas


Nunca se ouviu falar tanto em responsabilidade social. De um lado, rotinas intensas e pessoas cada vez mais individualistas. Por outro, empresas que passam a se preocupar com a comunidade e adotam ações que visam o bem comum. Mas essa prática não é novidade para todos: ela está intrínseca ao cooperativismo e quem é cooperado já convive com ela há muitos anos.

Em 17 de outubro é comemorado o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma organização que se atenta às causas sociais. Uma cooperativa de crédito que vai além do cuidado com o dinheiro de seus cooperados e que se esforça para fazer a diferença no meio em que está inserida. Procuramos unir pessoas para transformar vidas e todo nosso trabalho gira em torno desse propósito.

Quando paramos para analisar o impacto que essas organizações têm no mundo, ousamos dizer: é imenso. Em 68 anos de atuação, espalhamos boas ações por diversas cidades da região de Santa Catarina. Proporcionamos a inclusão no mercado de trabalho, cidadania financeira, damos espaço para os pequenos empreendedores e incentivamos seus negócios, passamos os valores cooperativistas para menores e oferecemos a oportunidade do primeiro emprego. Além disso, apoiamos diversas causas, eventos e iniciativas que vão ao encontro do que acreditamos. Mensurar os impactos dessas ações é impossível. Mas sabemos que fazem a diferença. Tudo isso é desenvolvido pelo trabalho e renda gerada pelo crédito concedido aos cooperados. Já são mais de três bilhões de reais na Viacredi.

Além disso, trazemos ainda uma responsabilidade para com os nossos cooperados. Porque, para nós, eles não são clientes: são donos. São protagonistas e participam de maneira ativa da cooperativa. Dentro de cada decisão, tem a voz deles. Os resultados gerados? São partilhados. Através da nossa atuação, mudamos a relação dos cooperados com o seu dinheiro. Mostramos a importância de poupar, de aplicar e de se planejar financeiramente. A partir de tudo isso, ajudamos a formar cidadãos responsáveis e mais empáticos.

Somos a maior cooperativa de crédito em número de cooperados do Brasil, somando já mais de 500 mil pessoas. E, se conseguirmos passar para cada um deles um pouco do nosso cuidado com o próximo, então nossa missão está cumprida. Porque para impactar o mundo é preciso dar o primeiro passo. Começa aqui e agora. E por você. Vamos juntos? 


*Vanildo Leoni é diretor executivo da Viacredi



Publicidade