Previsão de saúde favorece gestão – Humberto Isaac (vice-presidente da Central Nacional Unimed)

Publicado em: 04 janeiro - 2017

Leia todas


 

humberto

Humberto Jorge Isaac

 

Preocupada com a efetividade da atenção à saúde aos beneficiários e com a sustentabilidade do Sistema Unimed, a Central Nacional Unimed optou por uma mudança no modelo de gestão da saúde baseada em tendências mundiais.

Esta nova metodologia está centrada nas necessidades dos beneficiários, com cuidados gerenciados por uma equipe multidisciplinar e ancorada na expertise de um médico generalista, com atenção especial ao envelhecimento saudável da população.
A prática também possibilita a identificação dos pacientes que podem fazer parte dos programas de gestão da saúde da operadora e os classifica em níveis de complexidade das patologias (baixa, média e alta).

A CNU também busca aprimorar os modelos de gestão de saúde, implantando o uso de modelagem preditiva, isto é, o uso da estatística para encontrar padrões e tomar decisões. Desta forma, a nossa operadora visa combater a sinistralidade e melhorar o perfil de saúde de seus beneficiários com doenças crônicas.
Assim funciona nosso Programa de Gestão de Saúde (PGS), em que estruturamos os volumes de dados para prever e evitar o agravamento de enfermidades, já que se torna possível identificar os beneficiários que apresentam riscos de evoluir para desfechos críticos, como por exemplo infarto do miocárdio e complicações crônicas do diabetes.

O programa tem por objetivo acompanhar, mensalmente, esses clientes, por meio de aconselhamentos em saúde pautados nas necessidades, com vistas a contribuir para melhora da sua condição de saúde e qualidade de vida.

O imenso volume de dados que circula pelo mundo e as ferramentas que nos permitem mapear tendências de uso do plano, incidência de doenças, medicamentos prescritos e hábitos de saúde estão melhorando o acompanhamento aos beneficiários. A aplicação inteligente e integrada da modelagem preditiva é fundamental para a sustentabilidade da saúde privada.

* Humberto Jorge Isaac é médico e vice-presidente da Central Nacional Unimed



Publicidade