Só Há Transformação com Protagonismo – O Programa A União Faz a Vida – João Tavares é Diretor Executivo do Centro Administrativo Sicredi na Sicredi

Publicado em: 28 janeiro - 2020

Leia todas


Há algum tempo havia uma campanha na televisão em que pessoas eram chamadas a responder à pergunta: “Que Brasil você quer ?”. Penso que a pergunta adequada seria “Que país você irá construir ?”. Toda mudança, de uma situação pessoal à realidade de uma país, começa a partir do protagonismo de cada pessoa, essa unidade capaz de disparar processos transformadores.

Se a decisão de mudar, de construir algo melhor tomada por uma pessoa é um poderoso disparador de transformações, quanto mais não será quando há um protagonismo cooperativo em que várias pessoas convergem sua disposição para construir algo melhor, para mudar uma realidade a partir de uma pergunta inteligente. O alinhamento do protagonismo de cada um torna-se a transformação e induz resultados muito maiores que a simples soma de suas ações isoladas.

Há um exemplo muito próximo de nós que tenho orgulho de participar. Trata-se do Programa A União Faz a Vida que tem como seu catalizador o Sicredi. Trata-se de um programa que a partir do protagonismo de todos os agentes que querem uma educação melhor, mais cooperativa e empreendedora, transforma realidades. Partindo do desejo natural das crianças por perguntarem, o programa as convida a construir juntas respostas. Há uma rede de protagonistas que faz isso acontecer. As Cooperativas Sicredi, seus dirigentes e equipe que empenham seus esforços e metodologia para viabilizar o programa. As escolas e prefeituras que acolhem e fortalecem o programa. Os professores, os grandes mestres que conduzem as turmas da posição de questionadores para a posição de protagonistas na construção de respostas. A propósito, sem os professores o programa nem existiria. Os pais que vêm a mudança nos olhos e ações de seus filhos e acabam contaminados pelo desejo de também protagonizar e, é claro, as crianças, artistas principais dessa grande obra de transformação.

Assim, vão se construindo novas realidades que mostram aos nossos pequenos agentes de mudanças sua capacidade de protagonizar, de empreender, de cooperar e construir. Nasce ai uma sociedade mais inclusiva, com crianças que certamente serão adultos que nos orgulharão.

Nesses 25 anos do Programa A União Faz a Vida já foram mais de 3 milhões de crianças envolvidas, protagonizando. Mas de 100 mil professores engajados. A todos esses meu muito obrigado por construírem uma realidade melhor, mais cooperativa e com mais empreendedorismo.


*João Tavares é Diretor Executivo do Centro Administrativo Sicredi na Sicredi



Publicidade