Ações da Sicredi Sul MT levam educação financeira a crianças, adolescentes e adultos

Publicado em: 07 junho - 2019

Leia todas


As 11 agências da cooperativa, instaladas em oito municípios, realizaram mais de 30 atividades junto à comunidade durante o período

Associados, estudantes, professores e familiares dos colaboradores da Sicredi Sul MT estão entre os públicos atendidos pelas ações realizadas pela cooperativa durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), que ocorreu de 20 a 26 de maio em todo o país. No total, a cooperativa promoveu 32 ações junto à comunidade e atendeu mais de mil pessoas.

Todas as 11 agências da cooperativa realizaram atividades, contemplando os oito municípios atendidos pela Sicredi Sul que são de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Taquari, Alto Garças, Alto Araguaia, Itiquira, São José do Povo e o distrito de Ouro Branco do Sul. O planejamento e a execução das ações envolveram todos os colaboradores das agências, que se empenharam mais uma vez em levar ao público informações sobre a importância da educação financeira para as famílias.

Entre as ações realizadas estavam o Coopera Kids, realizado em escolas com estudantes de cinco a 13 anos. Os materiais usados na mobilização foram os gibis e vídeos da Turma da Mônica, produzidos numa parceria entre o Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções. Foram trabalhados três temas: De onde vem o dinheiro?, Orçamento familiar e a Recompensa de quem sabe administrar o dinheiro. Essas ações foram realizadas em Rondonópolis, Alto Taquari, Alto Garças e no distrito de Ouro Branco do Sul, envolvendo um público estimado de 600 pessoas.

Ainda no Coopera Kids, crianças da mesma faixa etária foram recebidas na sede da cooperativa, em Rondonópolis, e nas agências de Pedra Preta e Itiquira. Filhos, irmãos e afilhados dos colaboradores do conselho participaram de uma atividade com a mesma proposta, para apresentar o tema educação financeira de forma lúdica e divertida, tendo os personagens da Turma da Mônica como aliados na transmissão da mensagem, feita por meio dos gibis e dos vídeos. Cerca de 80 pessoas participaram dessa atividade.

Os moradores dos municípios atendidos pela Sicredi Sul, associados ou não, participaram do Cooptour, em que foram até a sede da cooperativa conhecer como funciona uma cooperativa de crédito e saber mais sobre seus benefícios. Essa atividade teve duração de quatro horas e na programação estava uma palestra sobre educação financeira. Ao todo, mais de 50 pessoas foram contempladas.

De acordo com o diretor-executivo da cooperativa, Danilo Batistela Vicentim, o objetivo da ação foi cumprido, que era levar a educação financeira a um público diverso, formado por crianças, adolescentes e adultos. “Nosso intuito é sensibilizar as pessoas sobre os benefícios de ter uma vida financeira saudável e a importância de constituir uma reserva financeira para o futuro. Falar sobre isso para crianças, para os filhos dos nossos colaboradores e a toda a comunidade, jovens e adultos, sendo associados ou não do Sicredi, faz parte da nossa missão”, diz ele ao acrescentar que esse tipo de ação é feita constantemente pela cooperativa, mas é intensificada durante a Semana Enef. “Desde o último ano temos turmas semanais que participam de palestras sobre educação financeira em escolas e empresas”.


Fonte: Imprensa Sicredi com adaptação da MundoCoop



Publicidade