BC apoia política do BIS contra fraudes nos sistemas de Pagamentos

Publicado em: 10 Maio - 2018

Leia todas


O Comitê de Pagamentos e Infraestruturas do Mercado do Banco de Compensações Internacionais (CPMI/BIS) divulgou hoje o documento “Reduzindo o risco de fraudes nos sistemas de pagamentos de alto valor relacionadas à segurança nos terminais de acesso” (Reducing the risk of wholesale payments fraud related to endpoint security). O gerenciamento do risco de fraude em um sistema de pagamentos de alto valor é particularmente importante pelo fato de esses sistemas liquidarem pagamentos de alta prioridade, geralmente em tempo real e de forma irrevogável.

BC apoia política do BIS contra fraudes nos sistemas de Pagamentos (Foto: jcomp/Freepik)

BC apoia política do BIS contra fraudes nos sistemas de Pagamentos (Foto: jcomp/Freepik)

Esse documento propõe uma estratégia para a redução do risco de fraudes nesses sistemas, dirigida a todas as partes interessadas. Essas partes interessadas incluem os operadores desses sistemas e provedores da infraestrutura de mensageria que lhes dá suporte; seus participantes; e os respectivos reguladores e supervisores. Essa estratégia é composta por sete elementos, que compreendem todas as áreas relevantes para prevenir, detectar, responder e comunicar fraudes que afetem tais sistemas e infraestruturas.

O sucesso da estratégia depende do engajamento ativo de todas as partes interessadas. Como operador e supervisor dos sistemas, o BC assumirá o papel de liderança na implementação dessa estratégia. Nesse sentido, o BC promoverá o emprego dessa estratégia pelas instituições reguladas, assim como no monitoramento e na avaliação da segurança, integridade e confiabilidade dos sistemas de compensação e de liquidação de fundos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro e correspondente infraestrutura de mensageria. Importante ressaltar que a assunção da liderança na implementação dessa estratégia por parte do BC não prejudica a responsabilidade na administração dos riscos inerentes a cada instituição enquanto participante dos sistemas de pagamentos de altos valores.



Publicidade