Jovem cooperativista irá à Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito

Publicado em: 07 junho - 2019

Leia todas


Entre os três jovens cooperados que irão representar o Sicredi no World Credit Union Conference (WCUC), que acontece nas Bahamas entre os dias 28 e 31 de julho, está o cândido-motense Guilherme de Melo, 23 anos, associado da Sicredi Paranapanema PR/SP. O jovem paulista coordena um dos três projetos selecionados pela relevância social e econômica, que impactaram positivamente as comunidades.

Para definir os representantes da cooperativa na WCUC foi realizada uma seleção a partir de projetos inscritos por participantes no Summit dos Comitês Jovens, realizado em Curitiba, no ano passado.

Com o tema Educação Financeira, o projeto vencedor desenvolvido por Guilherme Melo, que também é coordenador de núcleo e membro do Comitê Jovem da Sicredi Paranapanema PR/SP, em Cândido Mota (SP), levou informações sobre orçamento doméstico e planejamento financeiro para um grupo de mulheres que se reúne para a confecção de tapetes e artesanato no salão comunitário da cidade.

Formado em Direito, Guilherme nasceu no município onde vive até hoje. Antes de desenvolver o projeto selecionado pelo Sicredi, ele já trabalhava na cidade desenvolvendo ações com crianças.

Para o projeto com a cooperativa, quis fazer algo diferente e aproveitou material da cooperativa sobre educação financeira para oferecer noções bancárias básicas às artesãs. Ao termino da palestra, foi servido um café, viabilizado por meio da cooperação entre parceiros e apoiadores na cidade. Pelo impacto social e pelo reconhecimento que obteve nacionalmente, a iniciativa recebeu uma moção de agradecimento da Câmara Municipal de Cândido Mota.

“O projeto não acabou na palestra e estamos dando continuidade e outras ações para capacitação profissional para as mulheres. Por mais que eu tenha esse espirito cooperativo, se não fosse a gerente e a equipe do PAC da cooperativa nada teria acontecido”, declara.

Outros selecionados

Além de Guilherme, também foram selecionados Tiago Franciscon Luiz, 31 anos, associado da Sicredi Norte Sul PR/SP; e Marcos Antonio Gea Paulino, 31 anos, associado da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. Os três terão a oportunidade de apresentar os projetos que coordenaram nas suas regiões, durante o evento internacional, dentro do programa World Young Credit Union People (WYCUP).

O projeto “Jovens Inspiradores”, idealizado e organizado pelo associado Tiago Franciscon Luiz, que também é integrante do Comitê Jovem Sicredi Norte Sul PR/SP, começou em Ribeirão Claro (PR), e consiste em reunir pessoas de Ribeirão Claro (PR) para conversar com alunos do Ensino Médio que estão passando por fases de escolha, como o vestibular. Os convidados são estimulados a contar sua trajetória de vida destacando desafios e realizações e servindo de inspiração para os jovens. Atualmente o projeto está em fase de expansão para outras cidades da área de atuação da cooperativa.

Já o produtor de leite de Iporã (PR) e associado da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Marcos Antonio Gea Paulino, desenvolveu um sistema que facilita o tratamento e alimentação de bezerras. Além disso, ele realizou palestras com produtores rurais do município explicando técnicas de manejo e nutrição animal para obtenção de melhores resultados nas propriedades rurais.


Fonte: Imprensa Central Sicredi PR/SP/RJ com adaptação da MundoCoop



Publicidade