Projeto de prevenção ao câncer de mama no Espírito Santo

Publicado em: 01 outubro - 2018

Leia todas


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que até o final deste ano sejam registrados mais de mil casos de câncer de mama em mulheres capixabas. Visando à conscientização e ao diagnóstico precoce de casos como esses, o Sicoob ES promove o Projeto Prevenir Mulher, beneficiando mais de 2 mil mulheres com a ação.

A ação é dividida em três etapas: a primeira consiste na realização de palestras para a desmitificação da doença. No encontro, algumas participantes são encaminhadas para exames clínicos, seguindo alguns critérios, como faixa etária de risco e histórico familiar. Depois, são feitos os exames de mamografia nas clínicas e hospitais parceiros. Por fim, os resultados são entregues. Caso seja diagnosticado algum tipo de câncer, as pacientes serão encaminhadas para o tratamento por meio do Sistema do SUS.

Conscientização

Bento Venturim, presidente do Sicoob ES, afirma que a conscientização aumenta as chances de sucesso durante o tratamento, pois proporciona o diagnóstico inicial da doença. “A oportunidade de prevenção é de extrema importância para a descoberta do câncer, mas não de fácil acesso financeiro para todas as mulheres”, afirma.

O projeto será realizado em todo o mês de outubro, conhecido como mês da prevenção do câncer de mama por causa da campanha Outubro Rosa.

Confira os municípios onde a ação será promovida: Vila Velha, São Roque do Canaã, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Baixo Guandu, Itarana, Itaguaçu, Caramuru, Santa Maria de Jetibá, Muniz Freire, Iúna, Piaçu, Ibatiba, Afonso Cláudio, Irupi, Ibitirama e Cachoeiro de Itapemirim.



Publicidade