Relatório Bancário premia sistemas de crédito cooperativo


CREDICOOP


O Terraço Itália, um dos pontos turísticos da capital paulista, em 4 de dezembro, serviu de cenário à cerimônia de premiação do Prêmio Relatório Bancário, promovido pelo Relatório Bancário, da Cantarino Brasileiro, que chegou à 13ª edição, consolidando como uma das principais premiações do setor financeiro no País.

Nesta edição, entre 299 cases inscritos por cerca de 30 instituições do segmento financeiro nacional foram selecionados os 21 cases premiados, e o cooperativismo de crédito subiu três vezes ao palco: Sicredi Cartões, para Meios de Pagamento; Sicoob, para Inovação em Agência; e Unicred, pelo CRM. A premiação comprova a efetividade do investimento das cooperativas de crédito em tecnologia, serviços, mobilidade e relacionamento.

O Prêmio Relatório Bancário tem a finalidade de promover as principais iniciativas e práticas, contribuindo para o aprimoramento do setor. A avaliação dos cases é realizada por especialistas e formadores de opinião ligados ao mercado financeiro que elegem os vencedores em cada categoria. Também são premiados os principais bancos e personalidades financeiras indicadas pelo mercado.

Os sistemas cooperativos premiados

O Sicoob – que recebeu a premiação pelo terceiro ano consecutivo – nesta edição foi reconhecido pelo aplicativo Faça Parte, na categoria “Melhor Aplicativo Abertura Conta Digital”. Situado como um dos pilares da Estratégia Digital do Sicoob, o app Faça Parte foi idealizado para otimização do processo de associação de cooperados, com o objetivo de fortalecer a atuação sistêmica da marca no mercado financeiro nacional, diante da adoção de novas tecnologias e do uso efetivo de plataformas no ambiente digital. Além de possibilitar a associação ao Sicoob apenas pelo celular, sem a necessidade de comparecer presencialmente a uma agência, o aplicativo também permite o acesso a serviços financeiros para pessoas residentes em regiões remotas do País. Essa premiação soma-se à de 2015, com o aplicativo móvel do Sistema de Informática do Sicoob – Sisbr, contemplado com o título de melhor solução mobile; e à de 2016, quando foi eleito a Melhor Plataforma de Crédito Rural e Melhor Inovação em Crédito, pelo projeto idealizado para agilizar o processo de concessão de crédito nas operações de agronegócios. Ainda em 2016, o Bancoob recebeu o título de Banco do Ano.

O Sicredi conquistou o Prêmio Relatório Bancário 2017 com o case “Consulta de Senha de Cartões no Aplicativo do Sicredi para Mobile”, funcionalidade lançada em 2013, continuamente atualizada, agregando novas funcionalidades, e que permite acessar via aplicativo as senhas de cartões do Sicredi. Como benefícios, estão mais conveniência, agilidade e praticidade no cotidiano dos associados, uma vez que eles, ao solicitarem os seus cartões, não precisam aguardar a entrega da senha, via Correios. Além desta facilidade, que proporciona uma melhor experiência, em especial pelos associados que residem em pequenas localidades e municípios onde a entrega de correspondências é deficitária, a possibilidade de visualizar a senha do cartão no aplicativo do Sicredi reduziu a impressão e postagem de segundas vias de cartas de papel com senhas que são, normalmente, enviadas a parte para o endereço do associado. O aplicativo Sicredi Cartões também permite o pagamento da fatura, visualização do extrato e do limite disponível dos cartões, além de outras funcionalidades como consulta às 12 últimas faturas geradas e o saldo dos pontos no programa de recompensa. Pelo aplicativo, os associados do Sicredi também podem alterar a data de vencimento da fatura do cartão de crédito. A solução proporciona facilidades para conta corrente, com consulta de saldos e extratos, pagamentos, transferências, investimentos, consulta de comprovantes e de agendamentos, além das funcionalidades voltadas para a gestão da utilização do cartão de crédito, que auxiliam no controle e organização financeira. E mais: o aplicativo para mobile do Sicredi disponibiliza contratação e liquidação de crédito, gerenciamento de autorizações, DDA (débito direto autorizado), login mediante utilização de TouchID e também o débito automático, entre outras funções. O aplicativo é gratuito e está disponível para smartphones (iOS, Android e Windows Phone), tablets e Apple Watch.

A Unicred venceu o Prêmio Relatório Bancário 2017, na categoria CRM, com o projeto MEC – Modelo de Execução Comercial (Realiza), que envolve a gestão e integração de ferramentas, tecnologia, capacitações, planejamento estratégico e proposta de valor. A plataforma é uma ferramenta que materializou nosso modelo de execução comercial e foi construída com foco na experiência do usuário. Desenvolvida inicialmente no Rio Grande do Sul, resulta de trabalho conjunto com as cooperativas, possuindo abrangência sistêmica. A solução prioriza o melhor atendimento ao cooperado, o Realiza tem navegabilidade simples, é multiplataforma e multicanais, pode ser usado em celular e até televisões ou retroprojetores. Ela preserva as informações agregadas de big data, de forma organizada e consistente. O conceito de atendimento, incentivado pelo projeto Realiza, vai desde a e percepção do seu papel da área de negócio perante os cooperados, treinamentos e mentoring até a proposição de uma nova ferramenta que possibilita o estabelecimento de metas, alinhado ao planejamento estratégico Unicred.



Publicidade