Sicoob inova ao isentar transações do Pix por 90 dias

Publicado em: 19 novembro - 2020

Leia todas


Inovação também é sensibilidade para interpretar o momento econômico difícil e encontrar uma solução satisfatória a todos. Sob esse princípio, o Sicoob – Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil decidiu aplicar isenção tarifária, pelo menos até 16 de fevereiro próximo, a todas as transações financeiras do Pix realizadas por pagadores, recebedores, Pessoas Físicas ou Jurídicas.

A isenção tarifária, mesmo que temporária, para o diretor-executivo de Operações do Centro Cooperativo Sicoob, Marcos Vinicius Viana Borges, se alinha aos objetivos do Sicoob, pois franqueia o acesso à nova ferramenta por um número maior de pessoas, físicas e jurídicas”.

Além disso, ele destaca as mudanças trazidas pelo Pix à vida financeira dos brasileiros.

“O novo método de pagamento facilita todo o processo de transferência monetária e auxilia, em especial, micro e pequenos empresários, com isenção ou tarifas mais baratas e ausência de encargos financeiros, pois o recebimento das suas vendas é imediato”, observa. Borges

O diretor do Sicoob vai além e considera o Pix, na verdade, uma ‘revolução’ no sistema financeiro nacional. “Ao desenvolver o Pix, com base na inovação tecnológica, o Banco Central procurou se concentrar no aspecto da inclusão, viabilizando o acesso por bancos, cooperativas financeiras e instituições de pagamento, além de fomentar e equilibrar a competição”, assinalou.

Com a definição da figura de Contas Transacionais pelo regulador, as transações Pix podem ser realizadas em contas correntes, contas poupança e contas de pagamento, estas últimas oferecidas atualmente por fintechs e bigtechs. “Bastando um celular na mão, agora qualquer pessoa pode abrir uma conta digitalmente, a qualquer hora que quiser, na instituição que desejarem, inclusive o Sicoob, com acesso imediato ao Pix. É super inclusivo”, aprova.

Borges acrescenta a feliz convergência entre a nova tecnologia e a filosofia do Sicoob, no que toca à inclusão e justiça financeiras. “Em diversas localidades, somos a única instituição financeira presente. Por isso, é importante estarmos atentos às necessidades das pessoas e ao que há de melhor em tecnologia e inovação em favor dos brasileiros. O Sicoob é para todos”, emenda.

O dirigente da cooperativa chama a atenção que “o efeito do Pix sobre o mercado está só começando, pois sua capacidade ‘transformacional’ é incrível”, ao apontar a diversidade de produtos associados, como Pix cobrança, Pix saque (no comércio), sem contar a esperada facilidade de quitar contas de água, gás, luz, telefone, impostos e compras no comércio.

Com 4,8 milhões de cooperados, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal e é composto por mais de 390 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação).

Também integram o Sistema Sicoob:

  • Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias;
  • Empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento;
  • Consórcios;
  • DTVM;
  • Seguradoras;
  • Empresas de previdência;
  • Provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras;

Quarta maior instituição financeira nacional, a rede Sicoob possui mais de 3,4 mil pontos de atendimento, nos quais as cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outras soluções financeiras.


Marcello Sigwalt – Redação MundoCoop


Notícias Relacionadas



Publicidade