O cooperativismo presente na HSM Expo 2019

Publicado em: 06 novembro - 2019

Leia todas


Provocar o desejo pelo conhecimento e a vontade de sair da zona de conforto foram os principais objetivos do maior evento de gestão e reunião de lideranças da América Latina, a HSM Expo 2019, que aconteceu de 4 a 6 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Com um conteúdo que buscou na prática a transformação, coletividade, sustentabilidade, criatividade e inovação, a HSM Expo trouxe como tema principal, Ouse Aprender. Palestras, painéis, debates, entrevistas e uma experiência interativa fizeram parte da programação que propicia aos participantes um ambiente de inovação, cognição, gestão e networking. E, baseado nesse princípio, o Auditório OCB, O Poder do Colaborativo marcou presença no evento com muitos convidados, palestras interessantes e um conteúdo rico para quem está dentro e fora do cooperativismo.

O futuro se constrói com colaboração!

Esse foi o tema das atividades que ocorreram no espaço Coofuturo, montado cuidadosamente para mostrar o poder do fazer junto e da cooperação. Ao longo dos três dias de evento, contou com a presença do professor Ricardo Yogui, com a palestra “Coofuturo: a colaboração é uma das formas de inovar ou a única?”, ressaltando a grande agilidade com que as mudanças ocorrem nas empresas. Já Marcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, destacou que, em tempos de fake news, nada melhor do que ter uma fonte de informação na qual se pode confiar. “E, no cooperativismo, como a gestão é participativa, o ir e vir de informações é democrático e todos sabem de tudo, o tempo todo. É isso que, além de informar bem as pessoas, as mantém trabalhando uma por todas e todas por uma. A confiança é a cola que mantém firmes os laços entre cooperados e, também, entre a cooperativa e seus fornecedores e consumidores”, argumentou.

Focando na questão da inovação realmente na prática diária, a palestra de Jan Diniz, CEO da 08 Inovação Consciente, abordou o processo de desconstrução em busca da renovação. Jan mostrou ao público que não há espaço para o medo na hora de assumir o protagonismo e que é necessário estar conectado com as tendências.

Jan Diniz, CEO da 08 Inovação Consciente, abordou o processo de desconstrução em busca da renovação

O Diretor de Marketing da Tecnisa, especialista em inovação e professor da USP, FGC e da ESPM, Romeo Busarello palestrou sobre o que as conexões podem fazer por você. Já o especialista em storytelling Thomas Brieu explicou como é possível associar essa qualidade ao conceito de competitividade, com empatia e gerar resultados para a cooperativa. Inclusive, storytelling foi o tema da palestra de Martha Gabriela, que afirmou “saber contar histórias incentiva, transforma o ambiente e constrói o futuro”.

Romeo Busarello, diretor de marketing da Tecnisa e professor do Insper, FIA e ESPM

O espaço também abordou como despertar o potencial disruptivo das cooperativas, com Marina Miranda; qual é a importância de um porquê para as organizações, com Renato Nobile, Marco Aurélio Almada e Odair Dalagasperina; como a empatia e competitividade para trazer resultados nas cooperativas, com Thomas Brieu e a força do coletivo: é possível unir desenvolvimento social e econômico?, com Fabíola Nader.

Martha Gabriel é um dos pensadores digitais mais influentes do Brasil.

O público que passou pelo espaço pode conhecer mais sobre o cooperativismo e como esse modelo econômico pode transformar o jeito das pessoas consumirem produtos e serviços, as tendências para um futuro mais cooperativo e igualitário.

Além disso, no palco Insight, principal do evento, a presidente da ACI Américas, Graciela Fernández, falou como as mais de 3 milhões de cooperativas no mundo mudam as comunidades a partir da proposta de novos valores, gerando resultados duradouros e sustentáveis. Graciela também afirmou o poder da intercooperação entre todos os ramos cooperativistas para atingir âmbitos regionais e internacionais.


A MundoCoop fez a cobertura do evento e em breve disponibilizaremos as principais palestras



Publicidade