Afinal, o que é o Dia de Cooperar?

Publicado em: 05 julho - 2019

Leia todas


Instituído oficialmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em 1994, o Dia internacional do Cooperativismo (#Coopsday) chega em seu 97º ano de celebração no dia 6 de julho de 2019. Comemorado por mais de 100 países, essa edição da data especial terá como tema “Cooperativas em prol do trabalho digno”, buscando representar a influência e contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento econômico, social e sustentável de comunidades ao redor do mundo. A mensagem é a essência do cooperativismo, a valorização das pessoas e do crescimento através da humanidade.

Atualmente, o movimento cooperativista no mundo representa 280 mil de postos de trabalho, totalizando, aproximadamente, 1,2 bilhão de cooperados. O número expressivo e otimista tende a crescer cada vez mais e representar futuramente grande parcela da população mundial. Por isso, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam a inclusão e a dignidade no trabalho, o tema proposto pela ACI acentua a importância do cooperativismo nesse ambiente, tendo em vista que, ao ocupar tanto o meio rural quanto o urbano, as cooperativas tem como seus principais diferenciais assegurar condições dignas de trabalho em um cenário global de precarização e desigualdade.

No Brasil, o maior movimento de voluntariado cooperativista do país, o Dia de Cooperar (Dia C), nasceu em Minas Gerais e atualmente, agrega cooperativas dos 26 Estados e do Distrito Federal. Em 2019, o Dia C completa 10 anos trazendo o tema “Atitudes Simples Movem o Mundo” e fazendo com que a data seja um símbolo nacional que a cada ano tem a adesão de mais pessoas.

Nacionalmente, a iniciativa já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas, mobilizando 700 mil voluntários. Das 1.355 iniciativas realizadas, 509 são contínuas e permanecem fazendo a diferença. A realização do Dia de Cooperar no Brasil é de grande amplitude e relevância, não só pela divulgação do setor, mas principalmente para propagar os princípios do cooperativismo que contribuem de forma incisiva para o desenvolvimento sustentável da coletividade como um todo. Isso faz das cooperativas aliadas naturais da ONU, abrangendo os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e trabalhando em prol de uma sociedade cada vez melhor no presente e futuro.

Para incentivar o crescimento do movimento cooperativista através do conhecimento e valorização, separamos as principais ações do Dia C nos estados brasileiros.

Confira!

Região Sul

Para celebrar o Dia de Cooperar, o Rio Grande do Sul, a ação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), em parceria com cooperativistas e voluntários terá atrações, shows e serviços gratuitos para a comunidade. Lembrando também que Nova Petrópolis, a Capital Nacional do Cooperativismo, realiza mais uma edição da Rua da Cooperação, com dois dias de programação, com diversas atividades cooperativas, recreativas, musicais, lúdicas e gastronômicas. Veja aqui a programação no Estado!

No Paraná, uma escola em Patolina foi revitalizada durante dois finais de semana. De forma voluntária, funcionários e associados de 7 cooperativas, se juntaram a empresários, pintores, servidores do município e da UFPR, pais de alunos e integrantes da Associação de Senhoras de Rotarianos para pintar os muros, paredes, quadras, bancos, reparar mesas e parquinhos e construção de novos espaços para recreação. O estado tem promovido ações como essa no decorrer da semana e promete uma programação cheia de atrações que estimulam a cooperação. Veja aqui a programação completa em Cascavel!

Região Sudeste

Em São Paulo, o Dia C mostrou toda sua relevância social oferecendo à comunidade oficinas, peças teatrais, palestras, contações de histórias e até exposição de um museu da tecnologia. Até o final de junho, 34 cooperativas já haviam no estado. Só a Casa do Cooperativismo Paulista recebeu mais de 350 crianças para sessões de teatro na última quarta feira. Veja a programação aqui!

Em Minas Gerais, está ocorrendo uma intensiva mobilização de ações. No município de Lavras, por exemplo foi realizada a ação “Cooperando com a reciclagem”, que engajou 153 voluntários e motivou toda a comunidade com a intenção de conscientizar os moradores sobre a importância da separação, coleta e armazenamento do lixo de maneira correta. Confira mais da programação aqui!

Região Centro-Oeste

Em Mato Grosso já foram cadastradas 148 ações de 39 cooperativas e suas unidades de atendimento, que serão realizadas no decorrer de todo ano de 2019, beneficiando diretamente mais de 60 mil pessoas.

Em Mato Grosso do Sul, 25 cooperativas e 1200 voluntários pretendem beneficiar 6.000 pessoas apenas na celebração. Veja aqui a programação de Campo Grande!

Em Goias, a celebração será no Jardim Botânico para inauguração de novas estruturas do parque, revitalizadas por cooperativas. A programação contará com várias atrações e serviços como a distribuição de 600 pacotes de fraldas pediátricas e geriátricas e doação de 2 mil mudas de plantas do Cerrado.

Região Nordeste

A região nordeste já está sendo marcada por várias ações especiais para celebrar o dia C. Na Bahia, cooperativas ofereceram aos moradores da cidade de Barra, localizada a 675km de Salvador, uma gama de serviços voltados para saúde e o bem estar. Além disso, ocorreram apresentações culturais locais e espaço aberto para que cooperados e populares mostrassem seus dons artísticos, cantando músicas regionais e de MPB, em clima de alegria e descontração.

Na Paraíba, acontecerão uma série de atividades recreativas e atrações para o público infantil. Outra atração é o cineminha promovido por cooperativas, que vai exibir animações e distribuir gibis da Turma da Mônica sobre educação financeira. A programação inclui ainda: aulão de zumba, apresentações de banda da Polícia Militar, do grupo infantil Tamanquinho das Artes, quadrilha junina e trio pé-de-serra.

Região Norte

O Estado do Amazonas receberá o público na Arena da Amazônia com serviços gratuitos como emissão de documentos, atendimentos médicos, atividades recreativas, corte de cabelo e muito mais. Ao todo 400 voluntários pretendem beneficiar aproximadamente 8 mil pessoas apenas na celebração. 

Em Tocantins, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pedro Afonso recebeu cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados durante as inscrições da 2ª Pedalada Cultural Cooperativista, ação fruto do Dia de Cooperar.

O Dia C é um uma celebração única que reforça a importância das pessoas em toda sociedade. Não fique de fora!


Redação MundoCoop



Publicidade