Caprichando a Morada resgata autoestima e cuidados com a natureza


Destaque


Ao todo, 41 famílias se inscreveram para o projeto incluindo associados de Grão-Pará e Rio Fortuna

A Cresol Rio Fortuna encerrou a quinta edição do Caprichando a Morada., com evento realizado no Centro de Pastoral São Marcos, em 3 de novembro, quando reuniu associados de Rio Fortuna e da unidade de Grão-Pará, além de colaboradores, representantes das cooperativas da região e autoridades.

O programa Caprichando a Morada tem como objetivo incentivar a qualidade de vida das famílias que vivem no interior por meio do consumo de alimentos saudáveis, cuidados com o jardim, limpeza e organização da propriedade. Em 2017, além de realizar melhorias nas propriedades, os participantes também tiveram atividades para cumprir. Em ações solidárias, arrecadaram agasalhos, doados a um abrigo em Braço do Norte, e donativos destinados ao Hospital de Rio Fortuna. Também participaram de encontros onde receberam orientações sobre mudas frutíferas, organização 5S, dicas de jardinagem, além de uma reflexão sobre a família. Para encerrar, poderão conhecer a Festa das Flores de Joinville. A viagem está marcada para o dia 15 de novembro.

Dionísio e Elenice, primeiros colocados em Rio Fortuna

A primeira colocada do concurso em Rio Fortuna, Elenice Lembeck, acredita que o Caprichando a Morada contribui para mudar a forma de pensar e agir dos participantes. “O projeto é uma motivação a mais, mas as mudanças que fizemos foram para nós mesmos. Mudamos quase tudo: jardim, organização e até os nossos pensamentos”, destaca. Ela, o esposo Dionísio, e os dois filhos adolescentes tocam a propriedade na comunidade de Bracinho do Rio dos Bugres, distante cerca de 23 quilômetros do centro de Rio Fortuna. Para ela, as lições aprendidas foram além dos cuidados com o jardim e a organização da propriedade. “Não podemos desmerecer nenhuma das etapas do projeto, mas a Semana da Família foi o que mais me chamou a atenção. Aprendemos com uma simples palestra que o mais importante está dentro da nossa casa, que é a nossa família, e deve ser valorizada”, recorda.

O primeiro colocado em Grão-Pará, Anibal de Oliveira, destaca a boa iniciativa a Cresol. Ele e a esposa, Luiza, administram a propriedade localizada na comunidade de Lado da União, no município de Braço do Norte. “Estamos sempre inovando e colocando em prática as orientações que recebemos no projeto”, destaca.

Anibal e Luiza, primeiros colocados entre os associados de Grã Pará

Ao todo, 41 famílias se inscreveram para o Caprichando a Morada 2017, sendo 14 associadas de Grão-Pará e 27 de Rio Fortuna. Destas, 20 foram premiadas: seis em Grão-Pará e 14 em Rio Fortuna. Para definirem as melhores colocadas, foram utilizados critérios como horta, pomar, jardim, 5S, produção de alimentos e a participação nas atividades do projeto.

Para a diretora-presidente da Cresol Rio Fortuna, Miriane Dela Justina, esta foi a melhor edição do projeto iniciado em 2012. “Houve maior envolvimento das famílias e trabalhamos mais com eles. Tivemos ações que beneficiaram outras entidades e famílias, e mais aprendizado com os cursos realizados durante o ano”, recorda. A ideia é manter o projeto em 2018. “Com certeza com mudanças atrativas e que venham a somar para os agricultores”, destaca.

Confira a relação das famílias que se destacaram no Caprichando a Morada 2017:

Rio Fortuna

1º Dionísio e Elenice Lembeck (Bracinho do Rio dos Bugres)

2º Anselmo e Delsy Tenfen (Rio Bravo Baixo)

3º Valdir e Sandra Hemkemeier (Alto Rio Fortuna)

4º José Mário e Arlete Boeing (Rio Chapéu)

5º Valmir e Zenita Vandresen (Alto Rio Fortuna)

6º Evaldir e Valneide Schueroff (Rio Bravo Baixo)

7º Valéria Rech, Diego e Elissandra (Rio Café)

8º Romírio e Anisia Schueroff (Rio Bravo Baixo)

9º Adilson e Cleinice Schueroff (Rio Otília)

10º Francisco e Célia Buss (Rio Otília)

11º Nestor e Rita Dela Justina (Pinheiral)

12º Wilson e Clarice Roecker (Rio Otília)

13º Álvaro e Norma Feldhaus (Rio Bravo Baixo)

14º Anderson e Renata Feldhaus (Rio Bravo Baixo)

Grão-Pará

1º Anibal e Luiza de Oliveira (Lado da União)

2º Vanildo e Graziela Perin (Invernada)

3º Marcio e Elizabete  Baggio (Ilha Grande)

4º Ledeocir e Eliete Baggio (Ilha Grande)

5ª Emir e Suzana Sipinski (Invernada)

6ª Saturnino e Sabina Antunes (Alto Rio Pequeno)



Publicidade