Comitiva da Central Cresol Sicoper participa de intercâmbio no Canadá


Destaque


No período de 29 de maio a 02 de junho, comitiva formada por 16 representantes da Central Cresol Sicoper – entre funcionários e membros gestores, como o diretor-presidente, José Silva, o diretor Executivo da Central Cresol Baser, Adinan Kielb – estiveram na Província de Québec, no Canadá, para realização de um curso internacional. Este intercâmbio integra a continuidade da parceria que iniciou em 2009, na qual é desenvolvido um projeto de intercooperação coordenado pelo Développement Solidaire International (DSI), em conjunto com o Desjardins, os quais permitem uma análise técnica de cooperação nas áreas de finanças e assessoria, bem como a elaboração conjunta do planejamento e de diretrizes estratégicas da Cresol Sicoper. Através desta parceria já foram realizadas diversas oficinas, seminários e intercâmbios envolvendo representantes de ambas as instituições.

Os encontros permitiram socializar informações sobre o Canadá, o Québec e o Sistema Desjardins, a história do Desjardins e da Cecosol, a organização sistêmica, o atendimento e o formato das aplicações financeiras, os controles internos e a análise de crédito a pessoas físicas e jurídicas, a organização sindical, sobre aposentadoria complementar, resultados operacionais e o processo de comunicação da Cecosol. As atividades foram coordenadas e acompanhadas pelo Conselheiro de Projetos de Apoio Cooperativo de Solidariedade Internacional da Caixa de Economia Solidária, Jean Bergevin.

José Silva, comentando a visita, lembrou que “já foram realizados vários intercâmbios com o objetivo de troca de experiências nas áreas de governança, gestão e tecnologia”, mas a finalidade desta viagem ao Canadá foi inédita: buscar conhecimento nas áreas de controles, gestão de riscos, organizações internas, análise de crédito para pessoa jurídica e as parcerias desenvolvidas com várias organizações. “Nós entendemos que esta parceria é de fundamental importância para o fortalecimento do sistema cooperativo de economia solidária. Ela tem nos dado indicativos claros de que estamos no caminho certo, atendendo aos nossos princípios e prezando pela transparência, responsabilidade e compromisso com os cooperados. Temos imensa gratidão pela oportunidade e também por contar com Jean Bergevin que tem prestado apoio incondicional a Central Cresol Sicoper nesse trabalho de cooperação internacional”, descreve Silva.



Publicidade