Comunicadores se inspiram na causa cooperativista

Publicado em: 03 dezembro - 2018

Leia todas


O Sescoop/SP reuniu profissionais que atuam na comunicação de 42 cooperativas paulistas para um dia de palestras, apresentação de cases e debate com jornalistas, no Encontro de Comunicadores do Cooperativismo Paulista 2018, cujo tema foi Comunicação de Causas.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, reforçou a necessidade de ampliar a divulgação do cooperativismo para além do movimento, de modo a impactar pessoas que ainda não conhecem os benefícios gerados por esse modelo de negócio. “Meu sonho é que toda a sociedade entenda que nós melhoramos a vida das pessoas. Precisamos divulgar cada vez mais o cooperativismo. Precisamos falar para fora, falar com os nossos públicos e falar com quem está próximo de nós”, avalia Del Grande.

O coordenador de Comunicação do Sescoop/SP, Luciano Fontes, concorda: “Temos o grande desafio de tornar o cooperativismo mais conhecido e valorizado pela sociedade. Por meio do movimento SomosCoop podemos somar esforços para multiplicar resultados. Neste encontro, buscamos identificar oportunidades de divulgação para as cooperativas em uma sociedade que valoriza cada vez mais as causas. E, definitivamente, o cooperativismo é uma causa que merece ser mais valorizada”.

Para conscientizar os comunicadores sobre o potencial das ações de comunicação alinhadas à causa cooperativista, a palestra de abertura foi ministrada pelo jornalista e sócio da Cause, empresa que apoia organizações com o objetivo de identificar e fazer a gestão de suas causas, Rodolfo Guttilla.

Fechando a programação da manhã, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, fez uma apresentação detalhada das ações do movimento SomosCoop, iniciativa que tem como foco a divulgação da causa cooperativista, ressaltando os diferenciais e os impactos sociais das cooperativas na vida dos brasileiros.

(da esquerda para a direita) Carolina Mussolini, do Sicredi Rio Paraná PR SP; Geisiely Nery, do Sicoob SP; Regiane Eleutério, da Coplana; e Douglas Alves Ferreira, da Revista MundoCoop

À tarde, em um dos momentos mais aguardados do evento, foram apresentados três cases de comunicação de cooperativas paulistas, cujas ações se destacaram por estarem alinhadas à causa. Geisiely Nery, do Sicoob SP, apresentou o projeto Conexão Sicoob; Regiane Eleutério, da Coplana, mostrou o case “Exposição Coplana 55 anos – Shopping Jaboticabal”; e Carolina Mussolini, do Sicredi Rio Paraná PR SP, compartilhou o case “Viral Dia C – Um quebra-cabeça montado com várias mãos”. O painel foi mediado pelo publicitário Douglas Alves Ferreira, diretor da Revista MundoCoop.

A programação do evento foi encerrada com um debate sobre “Causas na Imprensa”, protagonizado pelos jornalistas Rosenildo Ferreira (IstoÉ Dinheiro) e Leandro Beguoci (Nova Escola). Os dois abordaram aspectos como as transformações no jornalismo contemporâneo, causas no jornalismo, empreendedorismo e educação. A mediação foi do analista de comunicação do Sescoop/SP Alberto Freitas.

 

Fonte: Ocesp, com adaptação Redação MundoCoop



Publicidade