Cooperativas de MT debatem fontes alternativas de energia

Publicado em: 03 agosto - 2018

Leia todas


A energia solar é um tema que está em ritmo crescente, e ganha força também no cooperativismo com o 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios, que será realizado no próximo dia 15 de agosto em Cuiabá (MT)

Encabeçado pelo Sistema OCB/MT, o evento tem a proposta de debater sobre um modelo de cooperativa de energia renovável, na qual se propõe uma relação econômica de consumo com ganho de escala. Além disso, os participantes também irão discutir sobre oportunidades de produção de energia no cooperativismo e as fontes alternativas de energia, com foco em energia fotovoltaica. “São temas amplamente possíveis e que demonstram o verdadeiro potencial da geração compartilhada de energia solar de forma cooperativada”, explica Onofre Cezário de Souza Filho, presidente do Sistema OCB/MT.

Na programação do evento, que começa às 9h, serão  debatidos temas como o contexto energético nacional e mato-grossense; produção e demanda de energia no Brasil, e perspectivas futuras; modelos de geração e ambientes de comercialização de energia; políticas de regulamentação e referências nacionais e internacionais; possibilidades de energia no cooperativismo: compensação de energia e comercialização nos mercados livres e regulados; modelo de geração fotovoltaica internacional: cooperativas da Alemanha; Guia de constituição de cooperativas de geração distribuída, e as linhas de financiamento disponíveis no mercado.

Serão apresentados também casos de sucesso como o da Certel, da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (COOBER), em Paragominas (PA), e da Unimed Vale do Sepotuba, de Tangará de Serra / MT. Representante do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estará presente no Seminário para apresentar as linhas de financiamento de energia solar para pessoas jurídicas e pessoas físicas, assim como o Banco do Brasil, como o FCO, o Desenvolve MT, Sicoob Central MT/MS e a cooperativa Sicredi Sudoeste.

O 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios ocorrerá no Centro de Eventos do Pantanal – Auditório Flores, com entrada gratuita e vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (65) 3648-2424 / 3648-2444 ou pelo site http://www.ocbmt.coop.br.

 

Fonte: Sistema OCB/MT, com adaptação Revista MundoCoop



Publicidade