Em Minas Gerais, educação cooperativista em escolas públicas cria cooperativas


Destaque


Resultado de parceria entre o Sicoob Credichapada, SEBRAE, Rede Pública de Ensino, Organização das Cooperativas de Minas Gerais (OCEMG), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e Banco Central do Brasil (BCB), o Programa de Educação Cooperativista Empreendedora e Financeira destaca-se e marca presença em escolas municipais e estaduais das cidades de Chapada Gaúcha, Urucuia, Pintópolis, São Francisco e Januária – área de atuação do Sicoob Credichapada. Como resultado, pode ser computada a criação de cooperativas geridas pelos próprios alunos.

O programa propõe mudança de comportamento, habilidades e atitudes dos alunos, por meio de metodologias inovadoras e diversificadas, através de projetos interdisciplinares aliados à inserção de uma disciplina específica, (já inserida no currículo das escolas municipais de Chapada Gaúcha) onde os alunos passam a conhecer, analisar e aplicar os sete princípios cooperativistas, além das características do comportamento empreendedor e da gestão das finanças pessoais.

Segundo Marcos Maier, presidente do Sicoob Credichapada, “o grande diferencial do programa é a aplicação do conhecimento no cotidiano dos alunos por meio das Cooperativas Escolares, verdadeiros “laboratórios” de vivência dos conceitos estudados.  Nas cooperativas escolares, em que os próprios alunos fazem a gestão, eles realizam as assembleias, fazem a prestação de contas, distribuem sobras e elegem entre si os Conselheiros de Administração e Fiscal”.  A partir deste trabalho já foram constituídas cooperativas escolares, como a Unicoop – Cooperativa Escolar União na Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias e a Coopermoc – Cooperativa Escolar Moacir Cândido da Escola Estadual Moacir Cândido e já está em andamento o processo de constituição da terceira Cooperativa Escolar na Escola Estadual José Manoel Cirino no Distrito de São Joaquim – Município de Januária.


O Programa de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira atende atualmente mais 7.000 alunos em mais de 30 escolas (municipais e estaduais) da área de atuação do Sicoob Credichapada.

Outra ação que foi iniciada em fevereiro deste ano (2017), foi o processo de capacitação dos professores da rede pública municipal e estadual em Cooperativismo e Gestão de Finanças Pessoais para mais de 700 profissionais que atuam nestas escolas. Esta formação vem sendo desenvolvida pelo Sicoob Credichapada em parceria com Banco Central do Brasil e Sescoop Nacional, através de Multiplicadores capacitados e certificados por estes parceiros para o repasse dos conteúdos.

Todo este trabalho resulta ainda de parceria com a 17ª. Superintendência Regional de Ensino de Januária que é responsável pelos municípios da área de atuação do Sicoob Credichapada. Além dos municípios onde o Programa já vem sendo desenvolvido, há previsão de atendimento para os municípios de Bonitos de Minas, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz, demanda solicitada pela Superintendente Stela Abreu e Diretores Escolares das Escolas destes municípios. Em 2016, esta experiência foi reconhecida como boa prática Cooperativista de responsabilidade social e ambiental, durante o maior evento do Cooperativismo Financeiro brasileiro, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – CONCRED, conquistando o 1º lugar Nacional na categoria “Harmonia Social”. A entrega da premiação foi feita pelo Sr. Márcio Lopes Freitas, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) durante o evento, no Rio de Janeiro.



Publicidade