Lançado o 2º ciclo do Programa Qualifica

Publicado em: 13 setembro - 2018

Leia todas


“Podemos afirmar que o Programa Qualifica preparou as cooperativas para alcançarem tais resultados”, diz Alberto Gugelmin Neto, vice-presidente da Unimed do Brasil – Foto: Sistema OCB

Juntas, as 345 Unimeds compõem o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, graças à constante preocupação com a eficiência da gestão, sempre focada em seus mais de 114 mil cooperados e nos 18 milhões de beneficiários. E para mostrar que a busca da excelência faz parte do DNA cooperativista, a Unimed do Brasil, a Faculdade Unimed e o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) lançaram o segundo ciclo do Programa Qualifica.

O objetivo do programa é padronizar os procedimentos operacionais, visando a sustentabilidade da marca, a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos beneficiários e a redução dos custos assistenciais das cooperativas. Para isso, a metodologia inclui capacitar colaboradores em boas práticas de gestão, de liderança e de melhorias dos processos, a fim de conquistarem as certificações ISO 9001:2015, RN nº 277 e ONA (Organização Nacional de Acreditação) – níveis I, II e III.

O Qualifica está alinhado ao Mapa Estratégico da Unimed do Brasil e contempla o Programa de Gestão Integrada da Qualidade para Operadoras de Planos de Saúde Unimed e para Recursos Próprios Hospitalares. O segundo ciclo envolve a participação de 38 Unimeds. O investimento é de cerca de R$ 7 milhões e a programação tem duração de 18 meses.

1º CICLO

O primeiro ciclo ocorreu entre os anos de 2015 e 2017. Seus resultados foram apresentados pelo vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto, que fez questão de destacar a necessidade de se investir em formação profissional para que, dessa forma, seja possível competir no mercado, prestando um serviço cada vez melhor tanto ao cooperado quanto ao beneficiário. “O que nós podemos afirmar, após verificar números como esses, é que o programa Qualifica preparou as cooperativas para alcançarem esses resultados. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, avalia.

Dentre os números avaliados como positivos e apresentados pelo executivo, estão:

  • 80 Unimeds participaram;
  • 29 obtiveram a certificação ISO 9001:2015;
  • 19 foram acreditadas pela Resolução Normativa nº 277, da Agência Nacional de Saúde Suplementar;
  • 43% das participantes registraram melhora na situação financeira;
  • 89% melhoraram sua participação no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), sendo que 48% mudaram de faixa;
  • 83% melhoraram sua classificação no Selo Unimed de Governança.

Na ocasião do lançamento do segundo ciclo, os representantes da Unimed do Brasil, da Faculdade Unimed e do Sescoop destacaram a importância da parceria em mais uma ação, cuja base se encontra na busca da excelência pela gestão. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria. Sem dúvida alguma, esta nova etapa terá resultados tão positivos quanto a anterior. Para nós, é sempre um prazer estreitar os laços por meio de uma atuação que envolve as cooperativas interessadas em melhorar sua gestão, um dos focos do Sescoop”, comentou Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB.

 

Fonte: Sistema OCB, com adaptação Redação MundoCoop



Publicidade