Novas formas de inovar e intercooperar: Confira o 4º episódio do Top Coopers Agro!

Publicado em: 15 setembro - 2020

Leia todas


Alcançando uma média de 2800 pessoas acompanhando e interagindo virtualmente em diferentes plataformas, o 4º episódio do Top Coopers Agro foi ao ar na última quinta-feira, 10 de setembro, e marcou mais um sucesso de audiência para essa série tão importante para o cooperativismo brasileiro.

Com a proposta de reunir os líderes das maiores cooperativas do ramo para debater gestão, inovação e perspectivas de futuro para o agronegócio brasileiro, o novo episódio contou com a participação do Presidente da Cooperativa LAR, Irineo Rodrigues, do Presidente da Cooperativa CAPAL, Adilson Fuga, e do Diretor Superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Furtado, como convidado especial. Além disso, o encontro foi mediado pelo diretor da MundoCoop, Luis Claudio Silva, e o palestrante, professor e especialista no tema, José Luiz Tejon.

Para traçar um panorama atual do agronegócio brasileiro e dimensionar os principais desafios pela frente, o evento começou discutindo sobre a segurança alimentar mundial. Questão que o Brasil tem intensa influencia. “Vivemos um momento importante na agricultura e pecuária brasileira e mundial. Temos áreas para serem utilizadas de maneira responsável, mas nós temos que mudar essa visão que o mundo tem do agronegócio brasileiro porque trabalhamos sim com muita responsabilidade”, acentua Adilson.

Destacando o papel das cooperativas nesse cenário, Adilson também reforçou que o cooperativismo se sobressai porque é capaz de unir os grandes e pequenos produtores e juntar a melhor mão de obra para continuar desenvolvimento o agro brasileiro.

Fazendo um comparativo internacional, Alexandre salientou o potencial das cooperativas no Brasil que deve ser muito bem explorado daqui para frente. “Uma grande vantagem competitiva que eu vejo no sistema cooperativo brasileiro é a abertura que se dá para a interação com as empresas parceiras. Há uma transparência muito grande em juntos detectar os problemas e as oportunidades”, explicou.

Já Irineo faz questão de evidenciar a importância da sucessão dentro desse setor. “O cooperativismo é um organizado para passar conhecimento e trazer as famílias, não só o agricultor, para dentro do sistema. Portanto, o sucessor é o que saberá aplicar o conhecimento que as cooperativas geram e temos que ter a habilidade de desenvolver formas de disseminá-lo”. Ainda nesse tema, ele acrescenta que a grande necessidade agora, além de ampliar seus colaboradores, é dar espaço para as pessoas que já estão ocupando esses espaços. “Não temos que apenas fazer com que mulheres e jovens sejam indicados e dirigidos por líderes, temos que criar as condições para que essa mulher e esse jovem venha se colocar na cooperativa”, comenta.

Além disso, foi fortemente acentuado a importância da intercooperação, onde a Capal apresenta um case diferenciado que foi detalhado no debate. Ainda, o aprimoramento da gestão e o futuro foram pautas recorrentes em todo o bate papo. “Hoje quem cresce é quem está na atividade e quem está na atividade são as cooperativas. Dobrar de tamanho é importante, mas ter isso distribuído na mão de vários sócios é o diferencial”, conclui Alexandre.

O Top Coopers Agro tem o apoio da Agroceres, Cresol, UPL, Phibro e Totvs.

Quer assistir na íntegra? Clique aqui


Sobre o Top Coopers Agro

Considerando a grande representatividade do agronegócio no PIB brasileiro (20%) e a ampla participação das cooperativas na alimentação da população do país (50%), a MundoCoop, buscando enfatizar a verdadeira importância do ramo agro, está com um novo projeto imperdível: o Top Coopers Agro.

Com a intenção de proporcionar um espaço para apresentar as visões e perspectivas de cada cooperativa, apresentando desafios e interpretações do presente e futuro para o setor, o Top Coopers Agro será um evento quinzenal, totalmente online, com um total de 16 presidentes das principais cooperativas agro no Brasil e trará 2 convidados por entrevista, criando um espaço de comunicação e troca de experiências.

Próximo evento digital

No dia 24 de setembro às 17h, o TopCoopers Agro vai exibir seu terceiro debate exclusivo reunindo representantes de mais duas cooperativas influentes e gigantes dentro do cooperativismo e do agronegócio brasileiro.

Convidados:

  • Coopavel – Presidente Dilvo Grolli
  • Cooxupé – Presidente Carlos Augusto R. De Melo

Redação MundoCoop



Publicidade