Premiação de inovação e tecnologia reconhece 10 iniciativas em energia limpa e renovável


Destaque


destaq23 copy

 

Como forma de reconhecer o investimento das empresas instaladas no Brasil em biomassa como fonte de geração de energia, FRG Midia Brasil, Paraná Metrologia, Revista Brasileira de Biomassa e Energia, Portal Brasileiro de Logística Reversa e diferentes empresas do ramo criaram o Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa Brasil.

A terceira edição, reconheceu dez iniciativas, que foram divulgadas durante a Conferência Smart Energy 2015.

Entre as empresas estiveram recebendo o Prêmio as empresas New Holland, Vermeer, Doppstadt/Rimac, Tajfun do Brasil, Gell Gaboardi e Colhicana, além de Itaipu Binacional, COPEL – Companhia Paranaense de Energia e a FIEP – Federação das indústrias do Estado do Paraná. O setor acadêmico também esteve representado pelo projeto do pesquisador Javier Escobar, que ganhou o segundo Prêmio pelo projeto a produção sustentável de madeira para energia no Brasil.

Mais de 25 empresas já foram homenageadas por seus projetos que inovaram e impulsionaram o setor da Biomassa no Brasil, nestas 3 edições. Para 2016, segundo Tiago Fraga (FRG Mídia Brasil), o número de empresas participantes deve aumentar ainda mais. Apesar das notícias de crise e recessão em alguns setores da economia no nosso país, as energias renováveis têm demonstrado que seu papel vai muito além de qualquer crise. 
A necessidade de inserção de fontes limpas e renováveis na matriz energética nacional e mundial, com certeza irão impulsionar o setor, e assim continuar crescendo cada vez mais, complementa.

Empresas premiadas e categorias

:

1- Vermeer Equipamentos E Tecnioligias, pelo desenvolvimento do triturador horizontal HG6000E Geração II, é um equipamento elétrico com potência de 700 CV, com maior flexibilidade e as opções de rotor de martelos ou rotor de facas para o processamento de madeira e possibilidade de granulometrias variadas, desenvolvido especialmente para geração de energia com biomassa.

2- Tajfun do Brasil Equipamentos Florestais, pelo desenvolvimento do equipamento Bio Tajfun, para a geração de biomassa em forma de lenha combustível.

3- Doppstadt – Rimac, pelo desenvolvimento da Peneira SM 620E – Hybrid. o equipamento possui um tambor perfurado com 2 metros de diâmetro e comprimento aproximado de 6 metros.

É utilizada em diferentes aplicações, em especial para o setor de Biomassa, possuindo tambores com diferentes malhas, variando de 5 mm a 200 mm. Possui área útil de peneiramento de 30,2 m2 .

4- Colhicana Equipamentos, pelo desenvolvimento do equipamento Colhipalhas de cana e capins para Biomassa, etanol celulósico 2-G.

5- Gell Gaboardi Energia Limpa Equipamentos, pelo desenvolvimento da Usina De Pelletização Gell 520 MP.



6- New Holland, pelo desenvolvimento do o sistema de enfardamento da palha de cana para geração de energia e produção de Etanol 2G. O sistema apresenta muitas facilidades e novidades ao mercado de biomassa e energia, como a possibilidade de prever a energia a ser gerada com a biomassa, diversificação das fontes de energia, menores índices de impurezas, biomassa com baixo teor de umidade. A enfardadora BigBaler1290 realiza 5 funções básicas, mas com alta performance: RECOLHIMENTO \ PRÉ COMPACTAÇÃO \ FORMAÇÃO DO FARDO \ AMARRAÇÃO E DESCARREGAMENTO.



7- A Companhia Paranaense de Energia, pelo apoio e compromisso com geração de energia por fontes limpas e renováveis. Seu apoio a eventos e projetos voltados a geração de energia limpa e renovável, são reconhecidos em todo território nacional.

8– A FIEP –  Federação das Indústrias do Estado do Paraná, pelo apoio e dedicação ao desenvolvimento do setor de Energias Renováveis no estado do Paraná. Sua casa em Curitiba, tem sido palco de amplas discussões que impulsionem a geração de energia renovável, na indústria e também nas residências dos paranaenses.

9- Destaque Projeto Acadêmico 2015 foi para Javier Escobar do IEE\USP, pelo projeto A produção sustentável de madeira para energia no brasil – O caso dos pellets de madeira.

10- Destaque como principal empresa de energia limpa e renovável no mundo – Itaipu Binacional, como a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

 

 

 



Publicidade