Rabobank e UN Meio Ambiente investem US$ 1 bi no estimulo à produção de alimentos


Destaque


Kickstart Food é uma iniciativa global que tem a meta de promover e estimular a produção sustentável de alimentos. Iniciativa do Rabobank em parceria com a Organização das Nações Unidas – Meio Ambiente, nos próximos três anos, disponibilizará o valor de US$ 1 bilhão no auxílio aos clientes em diversas iniciativas de restauração de terras e proteção florestal.

O programa possui quatro temas principais: terra, desperdício, estabilidade e nutrição. O trabalho será iniciado com o tema Terra (Earth) focado na produção de alimentos sustentável e ambientalmente correta. Desperdício (Waste) se concentrará na redução da perda de alimentos em toda a cadeia. Já o tema Estabilidade (Stability) visa criar um setor alimentar e agrícola mais estável e resiliente. Por fim, o programa de Nutrição (Nutrition) trabalhará para garantir uma dieta saudável e equilibrada para todos.

“Nosso papel de financiar a produção global de alimentos nos torna protagonistas para acelerar o desenvolvimento sustentável da cadeia de alimentos. Com o nosso conhecimento, rede de contatos e capacidade de financiamento, nós queremos motivar e ajudar nossos clientes na adoção de uma prática de produção de alimentos cada vez mais sustentável globalmente. Estamos orgulhosos dessa importante iniciativa em parceria com a UN Meio Ambiente e faremos novas parcerias para expandir ainda mais essa iniciativa que se encaixa perfeitamente em nossa missão de cultivarmos um mundo melhor juntos”, afirma Wiebe Draijer, presidente do Conselho Executivo do Rabobank, destacando o compromisso da instituição financeira com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU como motivador desse maior apoio aos esforços já existentes, visando elevar a produção de alimentos em, pelo menos, 60% até 2050, enquanto reduz o footprint (pegada) em 50%.


Em todo o mundo, o Rabobank promove ativamente a certificação ou adoção de outros protocolos reconhecidos de sustentabilidade em seus clientes. Além disso, o banco também apoia a adoção de métodos de produção sustentável e gerenciamento de solo. Esta iniciativa, juntamente com a UN Meio Ambiente, tem o objetivo de oferecer crédito, subsídios e conhecimento para que seus clientes iniciem projetos de restauração de terras em larga escala e de proteção florestal. Isso afeta positivamente seus perfis de risco, facilitando, inclusive, o acesso aos empréstimos.

Progressos significativos já foram conquistados em muitas áreas. No Brasil, por exemplo, o Rabobank vem promovendo e financiando a agricultura integrada de culturas, pecuária e silvicultura (ILPF). Trabalhando com a WWF e parceiros locais, o Rabobank unirá esforços para estimular seus clientes, detentores de 17 milhões de hectares, a restaurarem áreas degradadas em suas propriedades.

Ao se unir com seus clientes e parceiros influentes – como a UN Meio Ambiente, a WWF e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – o programa Kickstart do Rabobank aumentará e dará escala a esforços similares em todo o mundo, principalmente em regiões carentes como a África. Essas ações foram projetadas para possibilitar uma plataforma aberta à participação de todos: pessoas, empresas e entidades do setor alimentar e agrícola.



Publicidade