Segurança do paciente proporciona prêmio às operadoras Unimed


Destaque


As cooperativas Unimed Vitória (ES), Unimed Recife (PE) e Unimed Belém (PA) estão entre as operadoras finalistas do prêmio “Laboratório de Inovação e Reconhecimento a Boas Práticas sobre Segurança do Paciente”, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Organização PanAmericana da Saúde (OPAS/OMS), que valoriza iniciativas de promoção de segurança do paciente. A Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana (SP) também foi reconhecida e terá seu case contemplado na publicação técnica da OPAS e da ANS “Inovação na Gestão”.

A preocupação com a segurança do paciente se tornou mundialmente mais intensa após a divulgação do relatório “Errar é humano”, publicado pelo Institute of Medicine (IOM), dos Estados Unidos, em 1999. A partir deste documento, identificou-se que 98 mil pessoas morriam anualmente no sistema de saúde americano devido a erros médicos, o que gerou um alerta global sobre o assunto. Com o objetivo de fomentar e reconhecer inovações e boas práticas em segurança do paciente na saúde suplementar brasileira, a ANS e a OPAS/OMS instituíram o “Laboratório de Inovações e Reconhecimento para boas práticas de Segurança do Paciente”. Nesta iniciativa, são premiados projetos que já estejam implementados nas instituições de saúde, e que tenham como base evidências científicas acompanhadas, mensuradas e comprovadas por indicadores.

“O reconhecimento de ações de quatro de nossas operadoras demonstra o padrão de excelência que trabalhamos para manter no dia a dia, e que é motivo de grande orgulho para nós. Os mais de 18 milhões de beneficiários que contam com operadoras Unimed podem confiar em profissionais altamente qualificados, que oferecem cuidados integrais para a saúde e com infraestrutura e capilaridade de uma marca presente em 84% do território nacional”, diz Orlando Fittipaldi Junior, diretor de Gestão de Saúde da Unimed do Brasil.

O executivo explica ainda que a Unimed é a marca com a maior rede de hospitais acreditados do Brasil pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), que considera o atendimento de critérios de segurança do paciente em todas as áreas, com 29 hospitais. A Unimed ainda possui três hospitais acreditados pela ACI (Accreditation Canada International), que monitora padrões internacionais em alta performance de qualidade e segurança, e um pela NIAHO (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations), certificado americano de excelência clínica e em negócios e segurança para o paciente.

Cases reconhecidos

  • Unimed Vitória (ES) – Categoria Núcleo de Segurança do Paciente do Ano – Case: “A Gestão de Risco Assistencial Eficiente: A Teoria Aplicada na Pratica da Unimed Vitória (ES)”;
  • Unimed Recife (PE) – Categoria Inovação em Segurança do Paciente – Case: “Protocolo de Fêmur: Estratégia para Melhorar a Qualidade Assistencial do Hospital Unimed Recife III (NE)”;
  • Unimed Belém (PA) – Categoria Aprendizado em Segurança do Paciente – Case “Projeto de Capacitação e Desenvolvimento em Segurança do Paciente da Unimed Belém (PA)”;
  • Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana (SP) – Categoria Aprendizado em Segurança do Paciente – Case: “Pré-Natal Ativo da Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana (SP)”.

O “Laboratório de Inovações e Reconhecimento para boas práticas de Segurança do Paciente” contou com 71 experiências inscritas. Os cases foram avaliados por uma comissão composta por integrantes da OPAS/OMS; servidores da ANS; representantes do Ministério da Saúde; e membros do Comitê Nacional de Segurança do Paciente.  A divulgação final dos vencedores está prevista para o dia 8 de agosto, após período disponibilizado para contestação das instituições autoras.



Publicidade