Sicoob São Miguel recebe Prêmio de Sustentabilidade

Publicado em: 10 Maio - 2018

Leia todas


Em cerimônia realizada durante a reunião de dirigentes, em 19 de abril, em Florianópolis (SC), o Sicoob São Miguel foi agraciado com o primeiro lugar no Prêmio Sustentabilidade, por meio da entrega de troféu ao presidente da cooperativa, Edemar Fronchetti. Instituído pelo Sicoob Central SC/RS, o Prêmio Destaque em Gestão Comprometida com a Sustentabilidade, reconhece as práticas de cooperativas singulares do sistema relacionadas à sustentabilidade nos negócios.

Sicoob São Miguel recebe Prêmio de Sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Sicoob São Miguel recebe Prêmio de Sustentabilidade (Foto: Celso Vicenzi – Assessoria de Comunicação Sicoob Central SC/RS)

Segundo Fronchetti, receber o prêmio é “a demonstração de o que se faz, faz-se bem feito. Comprovando assim, que a cooperativa tem todos os regulamentos, as atitudes e a sua maneira de fazer a gestão dentro da Política Nacional de Sustentabilidade, que é a exigência do Banco Central do Brasil”, explica.

Fronchetti destaca ainda, que é importante pensar na sustentabilidade nos negócios para haver uma continuidade das atividades da cooperativa. “Queremos perenizar a cooperativa e para que suas atividades se perpetuem, nós temos que pensar na sustentabilidade dos negócios hoje, a médio prazo e a longo prazo”, diz.

Os objetivos do prêmio são: disseminar o conceito e a cultura da sustentabilidade em todas as cooperativas filiadas à Central SC/RS; incentivar as cooperativas para que trabalhem questões de sustentabilidade transversalmente na gestão; incentivar e apoiar todas as cooperativas para que realizem ações efetivas e não somente pontualidades desvinculadas à gestão, fortalecer, pelo exemplo positivo, o movimento que fomente a sustentabilidade no Sistema Sicoob SC/RS; trocar ideias e aprendizagens e disseminar boas práticas.

Monitoramento e auditoria de indicadores

O reconhecimento está diretamente alinhado à Política de Sustentabilidade do Sicoob. Para acompanhar os indicadores, a Central SC/RS desenvolveu um software de monitoramento no qual, as cooperativas singulares são responsáveis por inserir informações e comprovações de suas práticas, dentro dos critérios e categorias estabelecidas, conforme explica Fabiane Perassoli, contadora do Sicoob São Miguel, responsável pela inserção das informações no programa.

“O software possibilita que a cooperativa acompanhe a evolução das ações realizadas, de acordo com os temas contemplados na Política de Sustentabilidade e o respectivo avanço nos cenários relacionados. Os temas de acompanhamento são: conduta ambiental, corrupção, desempenho econômico, não discriminação, política de aquisição para bens e serviços, privacidade do cliente e treinamento e educação”, relata.

Fabiane destaca ainda a importância do alinhamento de todas as áreas no fornecimento de dados, acompanhamento de indicadores e gestão de processos para a evolução dos cenários. “É fundamental o envolvimento de todas as áreas relacionadas aos temas da política de sustentabilidade, de forma que, a evolução dos processos relacionados aos temas acompanhados resulta na melhoria dos cenários e consequentemente melhoram a pontuação da cooperativa. O resultado de todo o processo é a constante melhoria da gestão da cooperativa a qual trabalha na busca constante pela excelência”, finaliza Fabiane.



Publicidade