Você conhece o ciclo PDCA? O modelo de gestão que tem conquistado cada vez mais as organizações

Publicado em: 27 julho - 2020

Leia todas


O cooperativismo é conhecido por ser um modelo de negócio diferenciado e uma alternativa eficaz para quem quer unir desenvolvimento econômico e propósito. Entretanto, mesmo exemplos já consolidados como esse precisam se reinventar no decorrer dos anos e buscar sempre aprimorar seus processos. E é nesse contexto que o poder da gestão entra em destaque.

Aperfeiçoar a gestão da cooperativa é um assunto com muitas possibilidades e, pensando nisso, a MundoCoop trouxe um webinar especial, em parceria com a UFV (Universidade Federal de Viçosa), com o professor do curso de cooperativismo da UFV, Pablo Murta Baião, e consultora do programa Gestão na Prática da UFV, Ingrid Felomensch, para abordar a utilização do Ciclo PDCA na solução de problemas.

Elogiado por grandes líderes brasileiros em diversos setores, o Ciclo PDCA é considerado umas das mais simples e eficazes metodologias dentre as ferramentas de gerenciamento de qualidade atuais. “O PDCA é um método de trabalho formado por quatro fases que formam um ciclo e vão ser constituídas por diversas ferramentas para trazer soluções para dentro de cooperativas”, comenta Pablo.

O PDCA, que representa Planejamento (Plan), Execução (Do), Checagem (Check) e Atuação Corretiva (Act), tem como principais características a alta aplicabilidade, replicabilidade e, principalmente, engajamento do time. E, por ser um método adaptável, pode ser aplicado em qualquer organização tanto na observação e aprimoramento de processos quanto nas análises e soluções de problemas.

Para Ingrid, um dos maiores erros cometidos no momento de aprimorar a gestão é achar que basta trazer qualquer modelo para dentro da organização que o resultado surgirá. “Durante o processo não pode atropelar etapas para chegar no resultado final. Muitas empresas não tem um sistema de medição e análise de dados e não conseguem alcançar os resultados porque não conhecem os resultados. Entender os seus resultados e analisar para saber onde quer chegar é essencial. A gestão depende completamente da maturidade da empresa, você precisa antes entender qual o grau de maturidade da organização e seus colaboradores”, explica Ingrid.

Um dos pontos evidenciados por Pablo foi a aplicação do modelo PDGC (Programa de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas), que foi desenvolvido em parceria da FNQ com a OCB, e possui características do PDCA. O programa busca promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas e já vem criando resultados extremamente positivos para as organizações cooperativistas. “As vezes são começados projetos que não condizem com as necessidades reais daquela organização, por isso, baseado em informações que são coletadas nas cooperativas, orientações são deixadas para que nas próximas visitas possam identificar melhorias”, acrescenta Pablo.

O sucesso de uma empresa ou cooperativa depende de uma boa gestão e apenas a visão de como unir adequadamente a teoria com a prática garantirá resultados positivos e, principalmente, duradouros. “Quando foram adotar um método, não tenham medo, envolvam seus colabores nesse processo que é muito importante’, finaliza Ingrid.

Quer entender como cada etapa do Ciclo PDCA funciona na prática e conhecer cases cooperativistas de sucesso? Clique aqui e assista o webinar na íntegra!


Redação MundoCoop



Publicidade