WCM 2019 – o maior evento do cooperativismo traz as principais tendências nacionais e mundiais

Publicado em: 04 outubro - 2019

Leia todas


Aconteceu entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, a quinta edição do World Coop Management (WCM), evento que destacou os temas Liderança, Marketing e Criação de Valor.

Sendo referência no universo cooperativista, o evento se consolidou como um dos maiores no setor, dentro do Brasil, e reuniu em torno de 960 pessoas, trazendo à tona as principais lideranças do cooperativismo e tendo como principal objetivo abrir a mente para novas experiências, tendências e conhecimento de alto nível.

No ano de 2019, o evento proporcionou ao público o acesso ao novo, o que contribui naturalmente no avanço e melhora de todo e qualquer negócio que visa um futuro de inovação e, acima de tudo, cooperação, tendo como foco 3 objetivos: conhecimento, relacionamento e novos negócios.

Trazendo uma novidade grandiosa, o evento contou com a exposição da Mostra do Museu de Rochdale, que teve sua primeira divulgação fora da Inglaterra, com peças originais que contam a história da Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale, primeira cooperativa dos tempos modernos, fundada em 1844. O evento contou também com uma área com 21 expositores, livraria, espaço de conhecimento com representantes de universidades nacionais e internacionais e o Mercado SomosCoop, com produtos de cooperativas de Minas.

Pela primeira vez fora do Reino Unido, o Museu foi atração especial no WCM 2019

Ainda durante o evento, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, comentou sobre a modernização dos 7 ramos do cooperativismo brasileiro. Clique aqui e confira a matéria completa!!

Por dentro das palestras

Abrindo o primeiro dia, o evento teve como tema principal a liderança, contando com presenças ilustres de palestrantes experientes que falaram sobre as tendências do mercado, superações de vida e sobre o cenário atual do mundo.

Entre os palestrantes esteve o executivo global da Lego, que falou sobre sua caminhada dentro da empresa, relacionando as novidades com o marketing, branding e inovação de negócios, Christian Majgaard. Além de palestrantes como o especialista em empreendedorismo e inovação empresarial, Michael Flynn; o especialista renomado em cooperativismo financeiro, Dr. Hans Groenveld; o fundador de uma das mais respeitadas consultorias em gestão do mundo, Don Peppers; e o escritor, conferencista e consultor empresarial, no qual falou sobre superação e meio de trabalho, Othon Barros.

Enaltecendo o cenário nacional, o evento teve como presença marcada Milton Jung, Rodrigo Bocardi e Natuza Nery, que debateram muitos temas provocativos e polêmicos como a situação atual política do país. Em um resquício da discussão, Bocardi chegou a comparar o país com uma montanha-russa. “O Brasil passou por diversas crises, mas as pessoas esquecem. O país não está tão ruim se você comparar com outras épocas”, ressaltou.

Já no segundo dia de evento, o tema principal se baseou em estratégia, contando com presenças enriquecedoras como o especialista em áreas de estratégia, Soumodip Sarkar, no qual fez diversos comentários preciosos e importantes que devem ser lembrados sobre o cenário atual do mundo. “Devemos ficar atentos com a China que se tornará, logo, a próxima potência mundial, tendo como grande vantagem a tecnologia e a inteligência artificial”, salientou.  

Jeetendr Sehdev, autoridade global em branding e um dos principais especialistas em cultura do mundo

Em outros horários, palestrantes como o líder global de pensamento, David Price; o conferencista apontado como um dos melhores da atualidade, Alfredo Rocha; a autoridade global em branding, Jeetendr Sehdev; o empresário Ricardo Bellino; e o esplêndido maestro João Carlos, fizeram presença no evento.

David Price, autor especializado em como as organizações aprendem, inovam e se adaptam ao futuro

Muitos dos palestrantes abordaram assuntos atuais e essenciais, bem como o primeiro dia de evento. Em especial, o Maestro João Carlos foi um dos mais enigmáticos e presentes demonstrando resiliência sobre sua história, discursando, especialmente, sobre superação e foco. E, ainda, reservou um momento para autógrafos do seu livro.

WCM ACADEMY MUNDOCOOP

Espaço amplamente visitado e reconhecido, teve como foco o tema mudança. Sendo apresentado pelo diretor da MundoCoop, Douglas Ferreira, o momento teve como objetivo a interatividade entre os palestrantes, especialistas e o público em um enorme bate-papo. Na abertura, Douglas, em um momento de brainstorming, ressaltou que não adianta ter um pensamento “Bonsai”, preso, vivendo apenas em um espaço e sem olhar a sua volta. “É necessário abrir a mente para expandir”, concluiu.

Erico Metzner, participa de talkshows, palestras e entrevistas com os temas: educação financeira, consumo consciente e ecologia do dinheiro

Em meio ao evento, Erico Metzner, de apenas 15 anos, autor dos livros “Como conquistar seu próprio dinheiro”, “Din-Din, o jogo do dinheiro” e “Smart Sonho, objetivo definido sonho realizado”, focados em educação financeira, consumo consciente e ecologia do dinheiro, fez uma grande e admirável apresentação sobre a importância da conscientização da parte financeira desde a infância, realizando, em meio a sua apresentação, a grande façanha de solucionar um cubo mágico!

Com o auditório lotado, o público ainda pode conferir um bate papo entre os palestrantes do WCM, Ricardo Bellino que apostou na ideia mirabolante de trazer a mega agência de modelos americana Elite Models para o Brasil e Soumodip Sarkar do Centro de Desenvolvimento Internacional, na Universidade de Harvard, onde no final da apresentação, ambos autografaram seus livros.

Finalizando o WCM Academy MundoCoop foi traçado um paralelo do modelo cooperativo de crédito no Brasil com o modelo europeu, assim, participaram desse painel, o sr. Elson Rocha Justino, diretor executivo do Sicoob Central Crediminas, o sr. Geraldo Martins da Cecremge e o presidente do Conselho de Administração da Caixa Central de Crédito Agrícola, Licínio Pina que mostraram os modelos de inovação como instituição financeira.

Expositores levam inovação

O evento foi regado com 21 expositores que tinham como principal intuito trazer a inovação e apresentar ideias para o cooperativismo, visando promover a integração entre o público e os players. Entre eles: Sistema Ocemg; Unimed; SicoobCredicom; Sebrae; Sicoob; Valem; Sicredi; Icatu Coopera; Mongeral Aegon; Cocafé; Sistema OCB; Fencom; entre outros.

A seguradora Icatu Coopera, marca voltada ao cooperativismo, foi uma das patrocinadoras oficiais do evento. “Já apoiávamos o WCM em edições anteriores e esse ano ampliamos nossa participação como patrocinadora oficial, o que reforça a importância do segmento para a companhia. Cooperação sempre foi a marca do nosso trabalho e a Icatu Coopera representa a nossa missão com as cooperativas do Brasil”, destaca César Saut, vice-presidente da seguradora.

A seguradora multinacional Mongeral Aegon levou à edição de 2019 do World Coop Management a loja online e o portal de gestão para os parceiros. A loja online é uma solução 100% personalizada para a cooperativa e conta com ferramentas de inteligência artificial, alimentada pela experiência quase bicentenária da companhia, para oferecer de forma prática, e através de autosserviço, a melhor solução para cada perfil de cooperado. “Esta proposta é pioneira no mercado de seguro de vida desenvolvida por nós da Mongeral Aegon. Estamos trazendo para as cooperativas uma inovação que auxiliará muito a oferta deste tipo de solução aos cooperados e de uma forma moderna, simples e completa, uma vez que a loja oferece todo o portfólio da companhia”, explica Ricardo Balbinot, diretor de Cooperativismo da seguradora.

Inovação e lançamento

Durante o WCM 2019, foi divulgado um evento a ser realizado em 2020, o “Exponential Coop UK” que visa inspirar líderes e cooperativas para o futuro. O evento será realizado entre os dias 29 e 30 de Junho de 2020 e promete vir com grande força e inovação, e garante abalar as estruturas do universo cooperativista.


Por Jady Mathias – Redação MundoCoop



Publicidade