Cooperativismo é assunto de entrevista no programa Campo em Dia

Publicado em: 21 maio - 2020

Leia todas


Engenheiro agrônomo, Vilmar Ferreira, falou sobre a importância das cooperativas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas

O programa Campo em Dia desta sexta-feira (15), recebeu a participação do engenheiro agrônomo, Vilmar Ferreira. O assunto abordado pelo engenheiro durante o programa foi a importância das cooperativas para a melhoria da qualidade de vida de um grupo de pessoas.

Ele iniciou citando um trecho da linha do tempo da Cooperativa Santa Clara. “Tudo começou em 15 de maio de 1911, quando 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara, na época parte do 4º Distrito de Montenegro e hoje pertencente a Carlos Barbosa, decidiram instalar uma microempresa de queijo e manteiga, com o nome de “Latteria Santa Chiara”, com o objetivo de obter um rendimento com o aproveitamento de sua produção de leite”, leu.

“Um ano depois, na data de 10 de abril de 1912, quando seus 31 fundadores a transformaram em cooperativa com a razão social de Cooperativa de Laticínios União Colonial. Esta transformação ocorreu devido à influência da pregação cooperativista na região de colonização italiana à época, feita pelo técnico italiano Giuseppe De Stéfano Paternó”, prosseguiu. 

Ele contou um pouco desta história para ilustrar a importância do cooperativismo. “Eu fico triste porque a nossa região de Camaquã é fraca nisso”, comentou. Ele explicou o que é cooperar, que é agir de forma coletiva com os outros, trabalhando juntos em busca do mesmo objetivo. “A prática da cooperação educa a pessoa”, informou. 


Fonte: Portal Clic Camaquã

Foto em destaque: Eduardo Costa/ Clic Camaquã



Publicidade