Liderança e Estratégia: temas fundamentais para as cooperativas brasileiras


Entrevista


Em sua terceira edição, o World Coop Management discute as temáticas Liderança e Estratégia, com palestras a cargo de personalidades influentes da alta gestão a nível nacional e internacional.  O WCM 2017, como nas edições anteriores, será realizado nos dias 2 e 3 de outubro, no Espaço de Eventos da Unimed, em Belo Horizonte (MG), com patrocínio do Sistema Ocemg. O WCM é um congresso elaborado especialmente para profissionais e líderes de cooperativas e entidades do setor que buscam a reciclagem e a capacitação, mantendo-se atualizados sobre os novos conceitos, tendências e estratégias de atuação e métodos em seus negócios e cooperativas.

Para atender seus objetivos, disponibiliza conhecimentos inovadores e o desenvolvimento de novos métodos e conceitos, para que os dirigentes alcancem uma posição de destaque em mercados cada vez mais competitivos, sempre sob três aspectos: tendências, link internacional e link Brasil.

Idealizado e realizado pela Wex Business, o WCM, além do Sistema Ocemg, conta com patrocínio da Unimed Belo Horizonte, Mapfre, Coopercon, Sistema OCB e Seguros Unimed. A MundoCoop, como nas edições anteriores, é a mídia oficial do congresso.

Para falar sobre o WCM 2017, nada melhor do que um entrevista com o seu presidente Luiz Branco. Confira os trechos principais.

Luiz Branco, presidente World Coop Management (WCM) 

Essa é a terceira edição do evento. Além da grade de palestras com temas essenciais aos gestores cooperativistas, o WCM traz como novidade um aplicativo. Como foi essa evolução?
O congresso vem crescendo e evoluindo a cada ano, pois procuramos focar em temas de grande interesse e até de necessidade do setor cooperativista. A cada ano, temos novidades, como o aplicativo interativo que estamos lançando esse ano para todos os participantes e que lhes proporcionará uma nova forma de se informarem sobre todos os detalhes, sempre que desejarem, com os temas mais importantes, vídeo ou áudio, acessíveis a partir dos seus smartphones ou tablets. O aplicativo também dará acesso à agenda do evento, ao mapa do congresso, às informações sobre o grupo de palestrantes deste ano, e disponibiliza chat com a organizadora do evento, em qualquer lugar, além de poder enviar perguntas aos palestrantes. Quisemos aliar o tema-foco deste congresso, a Inovação, com a criação deste meio de informação inovador!

Como os tema centrais vêm contribuindo para a prática cotidiana dos gestores das cooperativas brasileiras?
O WCM é um congresso de Liderança e Estratégia e a cada ano temos um tema central que permeia e faz o “link” com o setor cooperativo.
Na primeira edição, foi Educação; ano passado, Economia e Finanças; e neste ano será Inovação. Ou seja, temas muito importantes para o dia a dia das cooperativas, que são debatidos em um congresso com objetivo e formato que permitem que os temas apresentados e as tendências trazidas pelos gurus internacionais sejam linkados com o setor cooperativista internacional. Na sequência, todo esse conhecimento da alta gestão é colocado de maneira que o participante possa utilizar na prática e na realidade do mercado brasileiro.

Como o evento deve evoluir a partir desta edição?
A partir do próximo ano, teremos muitas novidades e o WCM vai crescer no seu formato, no número de palestrantes e interação com o público. Será o maior evento de todos e discutirá dois pontos fundamentais para o setor cooperativo: Competitividade e Sustentabilidade.

Quem for ao WCM 2017, o que vai encontrar de efetivo para a evolução da cooperativa e do movimento como um todo?
Em 2017 o WCM estará focado em Competitividade, Inovação e Tecnologia, as bases para um futuro verdadeiramente global e de sucesso. Vamos propor desafios e procurar mais conhecimentos, vamos estimular ideias e conceitos, traçando o caminho para um futuro inspirador em que as pessoas são o foco central.


A PROGRAMAÇÃO DO WCM 2017

Nesta edição, a agenda tem início com o guru internacional, James Bannerman (tendências), seguido de Simon Parkinson, do Co-operative College, fala sobre a evolução dessa instituição praticamente centenária. Bill Hampel dará  sua contribuição ao trata dos cenários atuais sobre liderança e inovação nas cooperativas de crédito norte-americanas . Encerrando o primeiro dia, Ari Piovezani, um provocador de mudanças, aplicará a metodologia que criou e consagrou na condução de profissionais.

O segundo dia começa com Jim Cunningham , consultor internacional de negócios, com 15 anos de serviços prestados à Walt Disney Company; seguido por Paul Hazen, fundador do domínio “DotCoop”, traz sua experiência como líder da Impact,  iniciativa que documenta os benefícios econômicos e sociais das cooperativas em desenvolvimento no mundo. Na sequência, Caroline Naett, diretora da Coop FR, traz a experiência francesa com cooperativas. O professor Sidney Leite encerra o congresso, trazendo a metodologia do Oceano Azul, com ênfase em temas como a ética e a comunicação na Era Digital.

Nos dois dias, o fechamento contará com painel de debates e conclusões com todos os palestrantes do próprio dia.
Mais informações no site.



Publicidade