Cooperativas financeiras: Sebrae estimula desenvolvimento


Especial


Projetos de cooperativas financeiras elaborados com apoio do Sebrae nos Estados receberão R$ 4,6 milhões. Para isso, as candidatas tem até agosto para responder ao edital e concorrem à aprovação para executar o projeto em 2018.

O aporte do Sebrae será de até R$ 400 mil por projeto e as cooperativas, junto com as respectivas unidades do Sebrae nos Estados, devem arcar com 50% do valor total necessário para a realização. A expectativa do Sebrae é de receber de 15 a 20 propostas, com o envolvimento de mais de 200 cooperativas, informa Heloisa Menezes, diretora técnica da instituição.

Lembrando que “as cooperativas são uma alternativa de prestação de serviços financeiros em condições mais favoráveis aos pequenos negócios”, Menezes destaca que “o apoio do Sebrae é decisivo para que as cooperativas financeiras aprimorem sua gestão de modo a facilitar o acesso a crédito e outros serviços a um custo menor, com menos burocracia e mais agilidade, favorecendo os pequenos negócios que delas participam”.

Além de valorizar as boas práticas das cooperativas financeiras, a execução dos projetos vai envolver a capacitação de dirigentes, técnicos e gestores das cooperativas que, nos estados, são responsáveis pelo desenvolvimento do cooperativismo financeiro com pequenos negócios associados. As cooperativas vão participar também de cursos, consultoria, visitas técnicas, rodada de negócios etc. A chamada está disponível no link.

Em caso de dúvida, os responsáveis na cooperativa podem entrar em contato com o Weniston Abreu, coordenador Nacional do projeto, pelo e-mail.



Publicidade