Sicredi lança programa semanal virtual de Educação Financeira
Publicado em: 23 novembro - 2020
A promoção de ações planejadas de modo que atendam às necessidades de jovens, crianças e adultos, levou o Sicredi a criar o programa virtual de Educação Financeira ‘Cooperação na Ponta do Lápis’, que vai de domingo (22) a domingo (29), com a meta de alcançar as regiões de atuação da instituição financeira, além de apoiar diretamente associados e comunidades locais.
Neste ano, o evento – que integra a Semana Nacional de Educação Financeira, por sua vez promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FEF) – terá este ano um tema central provocador e bem oportuno: “Resiliência Financeira: Como atravessar a crise?”.
Concebido e implementado, conjuntamente, pelas próprias cooperativas e a Fundação Sicredi, o programa aproveita todo o conhecimento e expertise de profissionais da instituição a respeito do tema. Ao empregar metodologia própria, a iniciativa permite formar subsídios para ações de Educação Financeira na área de atuação da instituição financeira, hoje presente em mais de 1,4 mil municípios em 23 estados e no Distrito Federal.
As atividades educativas, por sua vez, além de serem compartilhadas como boas práticas, reunirão informações que vão contribuir para que os capacitados obtenham uma vida financeira equilibrada, de modo a melhorar a relação das pessoas com o dinheiro. “Acreditamos na Educação financeira como pilar do relacionamento com os nossos associados e buscamos exercê-la no dia a dia das nossas agências ao prestarmos um atendimento consultivo e focado em apoiar a saúde financeira dos nossos associados”, destaca o presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, para quem o tema é central para impulsionar o crescimento econômico de comunidade e a prosperidade dos associados.
A Cooperação na Ponta do Lápis se baseia em conteúdos de economia comportamental, área de conhecimento que busca entender sobre o que leva as pessoas a tomar decisões. De forma prática, ampla a compreensão sobre hábitos relacionados às finanças, bem além de conhecimentos técnicos elementares.
Abordado de forma leve e divertida, o programa teve a participação da Turma da Mônica, que utilizou gibis e desenhos animados, criados em conjunto com o Sicredi, para transmissão de conhecimentos relacionados com o tema. Criada no ano passado, a parceria nacional entre a Fundação Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções potencializou a produção de materiais sobre o tema. A programação incluiu a live “Precisamos Falar sobre Dinheiro”, que teve a participação da doutora em psicologia social Vera Rita de Mello Ferreira, também orientadora técnica do Programa.
Marcello Sigwalt – Redação MundoCoop
Notícias Relacionadas
- A pesquisa mostra que os compradores do Reino Unido confiam mais nas cooperativas do que nas empresas privadas
- Doações da Campanha Pegadas Solidárias chegam a cinco toneladas de alimentos
- Sicoob UniCentro Brasileira: cooperativa destina mais de R$ 2,5 milhões para ações sociais
- Cooperativa finaliza instalação de sistema de energia sustentável e passa a ser 100% autossuficiente