Sustentável e inovadora, Central Nacional Unimed inaugura nova sede

Publicado em: 15 maio - 2019

Leia todas


A operadora aliou a mudança para uma casa nova aos conceitos de inovação e sustentabilidade, promovidos dentro e fora da cooperativa, e a MundoCoop esteve presente em sua inauguração

A Unimed é o maior sistema cooperativista na área da saúde no mundo. São mais de 15 mil médicos cooperados, 18 milhões de clientes atendidos, 114 hospitais próprios e presença em quase todo território nacional. Nos últimos dois anos, a Central Nacional Unimed investiu R$ 24 milhões em tecnologia e inovação, o que inclui revisão de processos internos e adoção de soluções ágeis para tornar mais eficiente o desempenho dos colaboradores.

Segundo o presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi, “o mercado de saúde passa por grandes mudanças. Para acompanharmos as novas demandas e mostrar a visão de futuro que temos, nos dedicamos de imediato a todo um processo de ‘arrumar a casa’ e propor soluções que tragam a nossa vocação de cuidar com foco na humanização do atendimento médico-paciente”.

A casa nova

A nova casa da cooperativa, um edifício inteiro com 12 andares e 5.400 metros quadrados levou em consideração aspectos para tornar o dia a dia mais eficiente e sustentável, seguindo as recomendações para que respeitasse as normas de Green Building, e teve como palavra de ordem a integração. Com conceito open space, os ambientes foram todos interligados, possibilitando mais interação e trocas entre as equipes. Outro item que o novo escritório ganhou foi uma área de convivência em cada andar, pensando para os momentos de pausas no meio do expediente.

Cada andar possui salas de reuniões e cabines individuais, para os momentos em que o colaborador necessita de privacidade ou mais concentração e todos os ambientes do prédio respeitam as normas de acessibilidade.

Para a mudança dos 690 funcionários, ao invés de distribuir caixas para transportar os pertences e materiais de trabalho para o novo local, os colaboradores ganharam uma mochila para levar somente o que coubesse. O respeito ao colega, ao espaço físico e a promoção da boa convivência estão em todo o trabalho de configuração do novo prédio e devem ser incorporados na rotina.

“A Central Nacional Unimed possui a sustentabilidade e a promoção da saúde na sua razão de existir. A mudança para a casa nova foi uma oportunidade de fortalecermos essa mensagem. O projeto teve como foco gerar o mínimo impacto possível, desde a escolha de materiais à contratação de fornecedores. Além disso, a integração dos nossos colaboradores é fundamental, por isso optamos pelo open space tendo como principal objetivo promover as trocas entre eles, facilitar as atividades do dia a dia e impactar positivamente no clima do ambiente de trabalho”, afirma o presidente, Ruschi.

A Central Nacional Unimed estima que, ao longo dos próximos dez anos, as mudanças adotadas na nova sede representem uma redução de 12% nos custos administrativos.

 

O espaço de treinamento tem todo o ambiente automatizado com sensores, controle da iluminação, persianas, ar-condicionado e multimídia por meio de um aplicativo

Sustentabilidade

Presente desde o início do processo de construção, da escolha dos fornecedores até o acabamento, todos os materiais escolhidos possuem eficiência energética e evitam o desperdício, além de garantirem um ambiente de trabalho mais saudável. Entre as iniciativas adotadas para a casa nova, estão:

  • Redução do número de impressoras por andar;
  • Impressões coloridas apenas no centro de cópias, no subsolo do prédio (com intuito de evitar desperdício);
  • Extinção de copos plásticos;
  • Iluminação natural;
  • Projeção de economia de papel/tonner e impressora: entre 20% a 30%;
  • Impressão de documentos condicionada à liberação por senha;
  • Nuvem acústica capaz de eliminar os sons que refletem nas superfícies, reduzindo assim os ruídos do ambiente;
  • Sensores de iluminação e luminárias que ajustam a potência de acordo com a intensidade luminosa necessária para a área/trabalho;
  • Certificação Leed:

 

Na nova sede, os ambientes foram preparados com os mais atuais recursos em tecnologias de multimídia, interação, colaboração e automação, proporcionado uma experiência ao usuário muito mais agradável, ágil, produtiva e eficaz

 



Publicidade