A era do Open Banking

Publicado em: 14 junho - 2018

Leia todas


Normalmente, as soluções financeiras eletrônicas de um banco são desenvolvidas e mantidas pela própria instituição financeira. Em geral, não é permitido que outra empresa desenvolva e integre uma nova aplicação ao centro operacional da instituição. O conceito de Open Banking, por outro lado, propõe que as instituições financeiras concentrem-se em sua atividade principal e ofereçam interfaces para que outras empresas possam desenvolver aplicações que tragam valor ao cliente final.

Nesse contexto, os bancos deveriam compartilhar suas APIs – Interface de Programação de Aplicativos para contar com a cooperação de outras instituições, como pode ser o caso das fintechs, empresas de tecnologia financeira, que têm sido reconhecidas por lançar inovações variadas no segmento.

Para entender melhor, um bom exemplo é o Google Maps. Vários sites utilizam esse serviço dentro de suas páginas. Isso é possível porque existe uma API aberta que permite o uso do serviço do Google nos mais diversos endereços web que existem. A questão é que tudo isso acontece sem que o usuário perceba. O funcionamento das APIs não é evidente para os usuários do serviço. Por isso, uma boa estrutura de design de APIs aliada a um gerenciamento rigoroso pode, sim, ser sinônimo de segurança, mesmo no caso de APIs abertas.

Por que compartilhar APIs?

Para as instituições financeiras, é vantajoso implementar APIs abertas, para que possam concentrar-se em suas atividades foco, permitindo que outras empresas desenvolvam inovações tecnológicas e integrem essas soluções aos serviços já oferecidos.

Isso também representa uma vantagem para o usuário, na medida em que facilita sua vida. Imagine, por exemplo, que um banco ofereça pagamento facilitado em e-commerces e possibilite a integração com os principais aplicativos de controle financeiro usados por seus clientes.

Assim, a implementação do Open Banking com a abertura de APIs pode criar diferenciais positivos para a instituição financeira, com bons retornos também para os clientes, na forma de inovações tecnológicas que representem automação de processos e facilidade.



Publicidade