Cooperativas para a ação climática

Publicado em: 21 julho - 2020

Leia todas


Como todos sabemos, hoje toda a humanidade está em meio a uma terrível pandemia, com um custo de vida muito alto e um histórico de desastre econômico global.

Mas vejamos o contexto: estamos enfrentando uma crise de saúde, social e econômica de condições extremamente frágeis devido às desigualdades sociais prevalecentes e ao profundo desequilíbrio ambiental que as ações humanas causam há várias décadas.

De acordo com a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, alertamos que um modo linear de produção e consumo sem obstáculos nos levará a um ponto sem retorno em apenas uma década.

Desde 1990, as emissões globais de dióxido de carbono aumentaram 50%. Hoje, 800 milhões de pessoas estão vulneráveis a secas severas, poluentes tóxicos do ar, aumento do nível do mar e desastres naturais frequentes e poderosos.

Quero aproveitar este Dia Internacional das Coo- perativas para enfatizar a Ação Climática, um objetivo que nos convida a mobilizar nossas comunidades para construir uma economia mais saudável, mais justa e mais unida.

Neste planeta, milhares de exemplos nos mostram que existem maneiras de se desenvolver de maneira sustentável.

Em uma escala global, a economia cooperativa integra mais
de um bilhão de membros e gera emprego para 10% da população empregada no mundo. O faturamento das 300 maiores cooperativas é equivalente ao Produto Interno Bruto da sexta economia mundial.

Hoje, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, o movimento cooperativo está fazendo todo o possível para proteger as comunidades e ajudá-las a superar as mudanças climáticas.

A defesa do nosso planeta anda de mãos dadas com o nosso esforço coletivo, para que ninguém seja deixado para trás.

As cooperativas estão liderando o caminho chamado para enfrentar esses desafios urgentes.

Apesar da incerteza que estamos enfrentando, quero aproveitar esta oportunidade para reconhecer e comemorar o trabalho que as cooperativas estão fazendo em todo o planeta.

Todo esforço conta. Peço que você não pare, continue a trabalhar em conjunto com sua comunidade e aumente sua voz neste dia. Diga ao mundo que podemos reverter os efeitos adversos das mudanças climáticas se construirmos outra economia juntos, com base em valores e princípios cooperativos.

Ainda há tempo! Vamos agir juntos agora pelo clima!

Envio a todos os meus melhores cumprimentos e desejo-lhe um Feliz Dia Internacional das Cooperativas.


Por Ariel Guarco – Presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional)



Publicidade