Dia de Cooperar completa 10 anos

Publicado em: 19 julho - 2019

Leia todas


Um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, transformadoras
e contínuas, realizadas por cooperativas

Instituído oficialmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em 1994, o Dia internacional do Cooperativismo (#Coopsday) chega em seu 97º ano de celebração no dia 6 de julho de 2019. Comemorado por mais de 100 países, essa edição terá como tema “Cooperativas em prol do trabalho digno”, buscando representar a influência e contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento econômico, social e sustentável de comunidades ao redor do mundo.  

Atualmente, o movimento cooperativista no mundo representa 280 mil de postos de trabalho, totalizando, aproximadamente, 1,2 bilhão de cooperados. O número expressivo e otimista tende a crescer cada vez mais e representar futuramente grande parcela da população mundial. Por isso, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam a inclusão e a dignidade no trabalho, o tema proposto pela ACI acentua a importância do cooperativismo nesse ambiente, tendo em vista que, ao ocupar tanto o meio rural quanto o urbano, as cooperativas tem como seus principais diferenciais assegurar condições dignas de trabalho em um cenário global de precarização e desigualdade.

No Brasil, o maior movimento de voluntariado cooperativista do país, o Dia de Cooperar (Dia C), nasceu em Minas Gerais, em 2009. O projeto mostra a essência do cooperativismo por meio de ações voluntárias, destinadas ao desenvolvimento social e transformação de realidades e promove mais qualidade de vida para as pessoas.

Dez anos depois, o Dia C se tornou um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas de todo o país contando com o apoio do Sistema OCB. 

Fruto da parceria com as cooperativas, o Dia C evoluiu ano após ano. Segundo dados da Gerência de Capacitação do Sistema Ocemg, houve um aumento de 89% no número de cooperativas que participam da iniciativa desde 2009. Além disso, enquanto no primeiro ano de campanha 17 cidades foram contempladas com as ações do Dia de Cooperar, no ano passado foram 345. E o número de beneficiários subiu de cerca de 218 mil em 2010 para mais de 1 milhão de pessoas em 2018. Tudo isso graças ao engajamento de 54.151 voluntários no ano passado.

Há dez anos, o Dia C mobilizava aproximadamente 15 mil voluntários. A proposta colaborativa e voluntária do programa chamou atenção do Sistema OCB e, em 2014, o Dia de Cooperar foi nacionalizado, passando a agregar cooperativas dos 26 Estados e do Distrito Federal.

“O Dia C é visto como estratégico para a Unidade Nacional. A cada ano que passa temos mais adesão. Já chegamos a 1/5 dos municípios brasileiros e nossa expectativa é que alcancemos muitos outros. Temos um pacto com o planeta e seus habitantes: até 2030 existem diversas metas a serem cumpridas e, com nossa capilaridade, somos importantes atores nesse compromisso”, destacou a analista de Promoção Social do Sistema OCB, Vanessa Pacheco.


Por Fernanda Ricardi – Matéria publicada na Revista MundoCoop, edição 88



Publicidade