Tributo à inovação

Publicado em: 09 julho - 2019

Leia todas


Com objetivo de fomentar a inovação e reconhecer práticas que contribuam para a sustentabilidade do setor da saúde no país, a Seguros Unimed promove o Prêmio Inova+Saúde, iniciativa que premia cases de sucesso entre as cooperativas do Sistema Unimed

Pessoal da Seguros Unimed teve uma boa ideia em 2015 que suscita e estimula outras tantas boas ideias entre as cooperativas do Sistema Unimed. Eles criaram o Prêmio Inova+Saúde, iniciativa que premia experiências de sucesso entre as Unimeds. Mais do que premiar (e os prêmios são verdadeiramente estimulantes, como viagens ao exterior que unem conhecimento e turismo), o projeto tem um objetivo ainda maior: compartilhar inovações e boas práticas, contribuindo para a melhoria contínua das cooperativas do sistema.

 De acordo com Helton Freitas, diretor-presidente da Seguros Unimed, todas as cooperativas têm acesso ao “Banco de Inovação”, uma espécie de catálogo digital onde estão descritos todos os cases de inovação finalistas e vencedores pelo Prêmio Inova+Saúde. São mais de 600 reconhecidas práticas de sucesso elencadas no portal que está ativo desde quando começou o prêmio, em 2015. “Premiamos as melhores ideias, as melhores práticas e compartilhamos com nossos parceiros essas inovações que podem, comprovadamente, oferecer mais eficiência a todo o sistema”, comenta Freitas.

Helton Freitas, diretor-presidente da Seguros Unimed

O Prêmio Inova+Saúde entra neste ano na quinta edição. As inscrições foram encerradas com 175 cases enviados pelas Unimeds de todo o país. Esse número foi a média anual dos últimos cinco anos, o que demonstra o quanto as cooperativas do Sistema Unimed são criativas e ativas na busca de inovações. São cinco as categorias que as boas ideias podem participar: Gestão de Pessoas, Marketing, Sustentabilidade, Epidemiologia, Saúde e Bem-Estar. Depois de inscrita, a cooperativa do Sistema deve enviar minucioso descritivo de seu case para o hotsite do projeto: (www.inovamaissaude.com.br). Cada projeto é avaliado por júri técnico independente, são profissionais altamente especializados em cada uma dessas áreas. 

Na edição deste ano, o Inova + Saúde contou com uma novidade: haverá indicação do melhor projeto de Inovação Digital pela banca julgadora. 

“O Prêmio Inova+Saúde tem como objetivo reconhecer as melhores experiências das nossas cooperativas, com a convicção de que a inovação na gestão e nas práticas assistenciais tem papel decisivo no futuro dos nossos negócios”, acrescentou o diretor Comercial e de Marketing da Seguros Unimed, Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra.

As iniciativas vencedoras da 5ª edição do Prêmio Inova+Saúde serão conhecidas na Convenção Nacional Unimed, que será realizada em Natal, de 1º a 4 de outubro. Os vencedores da 4ª edição foram agraciados com uma viagem de conhecimento à França para conhecer iniciativas de sucesso em inovação das cooperativas locais. Entre as cooperativas e as startups francesas visitadas pelo grupo estavam: MAIF, Station F, Tech Care, Lucine, ALAN, Le Swave, entre outras.

Helton Freitas, diretor-presidente da Seguros Unimed, destacou a importância dessa troca de conhecimentos. “É uma grande oportunidade de conhecermos projetos tão bem-sucedidos do setor cooperativista. Foram apresentadas iniciativas que nos mostram novos horizontes dentro de um mercado bastante competitivo. Toda essa experiência nos traz conhecimento para engrandecermos ainda mais o Sistema Unimed”.

Vencedores Inova+Saúde 2018, na França

Por Mauro Cassane – Matéria publicada na Revista MundoCoop, edição 88



Publicidade