Cocamar apoia evento de moda sustentável

Publicado em: 21 agosto - 2018

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O estabelecimento de relações mais justas e sustentáveis na cadeia da moda é a premissa que norteia a realização da Fashion Revolution Week, semana de moda realizada em 92 países e que este ano, pela primeira vez, aconteceu no Brasil, mais especificamente em Maringá (PR), como promoção do curso de Moda da Faculdade Unifamma.

O evento, sem fins lucrativos, foi aberto à comunidade e teve o apoio do Cocamar que, além de fornecer fios para a produção de roupas de um desfile de moda sustentável, que encerrou o evento, patrocinou a vinda da Francesca Giobbi e equipe para palestrarem no evento – ela é a criadora do selo Fashion4Better, que pretende fomentar práticas justas na cadeia da moda. A cooperativa respondeu, ainda, por palestra sobre Marketing Social e Consumo consciente, ministrada por Denise Rosa, coordenadora de Marketing, na última noite do evento.

“Por ser uma cooperativa, a Cocamar já é essencialmente mais voltada por um modelo de negócio ganha-ganha. Também produzimos fios à base de PET e outros tecidos reciclados, o que reforça um compromisso com sustentabilidade. Dessa maneira, vimos muitas conexões entre a Cocamar e o Fashion Revolution”, comenta Nilton Perazzolo, gerente de fios e Cafés da cooperativa, ressaltando que “cerca de 10% da produção de fios têxteis da Cocamar, que totalizou 7,2 mil toneladas em 2017, são sustentáveis, ou seja, o produto final de um processo de reciclagem de dezenas de milhares de embalagens PET a cada mês. Depois de recolhidas pelos catadores, as mesmas são trituradas e a fibra é adquirida pela cooperativa para a elaboração de fios – usados na indústria de confecções em geral”.

A Fashion Revolution Week – explica Rosa – é um movimento internacional surgido após o desabamento do edifício Rana Plaza, que abrigava confecções de roupas em Bangladesh, que deixou milhares de mortos e feridos no dia 24 de abril de 2013. A proposta visa, também, a desenvolver ações mobilizadoras, incentivando consumidores a questionarem suas marcas favoritas, para saber como são produzidas, fomentando a busca por moda consciente, sustentável, comércio justo e cadeia produtiva limpa.

 



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