Anufood mostra a força do setor alimentício brasileiro

Publicado em: 14 março - 2019

Leia todas


Organizada pela FGV em parceria com a Koelnmesse, a Anufood Brazil foi inspirada na megafeira alemã Anuga, maior evento mundial do setor alimentício, e reúne expositores nacionais e internacionais de dez setores: Agrifoods, Meat, Chilled & Fresh Food, Dairy, Drinks & Hot Beverages, Fine Food, Bread & Bakery, Organic, Sweets & Snacks e Food Service. Entre as autoridades que já visitaram a Anufood estão o governador João Doria e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Dirigentes cooperativistas também marcaram presença. O cooperativista Roberto Rodrigues, coordenador do GV-Agro, é um dos embaixadores do evento.

Paralelo à feira, o Congresso da Anufood trouxe especialistas para palestras sobre segurança alimentar, comércio internacional, tendências de consumo, perdas e desperdício de alimentos.

A ministra Tereza Cristina entende que seremos um exemplo de desenvolvimento no século 21. “A experiência do Brasil mostra que é possível uma convivência harmoniosa entre produtores agrícolas e a preservação pois tivemos, em 20 anos, um aumento de produtividade de 400% enquanto a área plantada cresceu apenas 33%. Podemos alimentar nosso país e atender as demandas mundiais”, afirmou ela no Congresso, listando alguns desafios a enfrentar: “as barreiras impostas à importação de produtos brasileiros, garantir a segurança jurídica para o produtor rural, melhorar o acesso aos insumos mais modernos e eficientes”.

Roberto Rodrigues apresentou dados do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos. “Para garantir a segurança alimentar mundial, haverá necessidade da produção crescer 20% em 10 anos, o que significa que o Brasil tem que crescer 41%”, ressaltou Rodrigues. “Isso é viável, pois temos terra, tecnologia e gente capaz. Mas não é algo dado ao Brasil, temos que conquistar. Muitos países vão atuar para não deixar a gente crescer”, complementou ele.

Destaque também foi o painel sobre os desafios regulatórios no comércio agrícola internacional, com a participação dos embaixadores Graça Lima e Victor do Prado e do ex-ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

A Anufood foi prestigiada por dirigentes cooperativistas, entre os quais, pela OCB, o superintendente Renato Nobile, e pela Ocesp, o presidente Edivaldo Del Grande, os diretores Murilo Karapetcov (Transporte) e Marcio do Valle (Consumo) e o conselheiro Américo Utumi. Os dirigentes fizeram questão de visitar os estandes das cooperativas Coplana, Cooxupé e Camta.


Fonte: OCESP – Sistema OCB



Publicidade