Banco Central divulga material de Workshop para Cooperativas de Crédito


OCB


Brasília (12/6/17) – O Banco Central do Brasil iniciou hoje a divulgação das apresentações realizadas durante o Workshop Gestão Integrada de Riscos para Cooperativas de Crédito, ocorrido entre terça e quarta-feira (6 e 7/6), em sua sede em Brasília. O evento contou com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e teve como público-alvo representantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

O objetivo foi debater as novas resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN), sobretudo as que tratam da segmentação do Sistema Financeiro Nacional. As discussões giraram em torno de três resoluções do CMN. São elas:

Nº 4.553/17: que trata da regulação prudencial;
Nº 4.557/17: cujo foco é o gerenciamento integrado de risco e de capital;
Nº 4.538/17: que versa sobre a questão da sucessão como pilar de perenidade das cooperativas de crédito.

Conteúdo

Para facilitar o entendimento dos participantes e, também, de quem não pôde comparecer ao workshop, as apresentações foram agrupadas em três:

Blocos I e II – Segmentação e gestão de integrada de risco para S3, S4 e S5

O painel abordou os objetivos da regulação em dividir por porte e complexidade as instituições financeiras para fins de aplicação da regulação prudencial. O BCB, através do seu Departamento de Regulação Prudencial (Dereg) detalhou as duas normas para o público –  Segmentação (Resolução CMN 4.553) e GIR (Resolução 4.557). O segmento cooperativo também apresentou suas primeiras impressões e dúvidas que ainda perduram sobre o texto da norma.

Palestra: Carolina Barbosa
Palestra: Claudio Weber
Palestra: Rodomarque Meira
Palestra: Vinícius Rezende

Bloco III – Política de Sucessão e perenidade de gestão de Risco

Durante esse bloco, representante do Departamento de Supervisão de Cooperativas (Desuc), da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, expuseram as avaliações sobre a norma que dispõe política de sucessão de administradores das instituições financeiras e como o segmento cooperativo de crédito tem atuado no sentido de preparar novas lideranças.

Palestra: Luís Ramirez
Palestra: Manfred Dasenbrock
Palestra: Rodrigo Braz

Bloco IV – Ambiente de negócios cooperativos: transformações e inovações

Por fim, a quarta-feira (último dia do encontro) foi dedicada para debater as novas oportunidades e desafios que se apresentam para o Sistema Financeiro em função da digitalização dos negócios e as novas tecnologias. Participaram como expositores deste bloco, representantes da OCB, do segmento cooperativo de crédito, da DGRV e do Banco Central do Brasil.

*As palestras estão sendo atualizadas pelo Banco Central



Publicidade