Cooperativas podem se inscrever para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 20

Publicado em: 21 março - 2019

Leia todas


Estão abertas as inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop.

O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

POR QUE PARTICIPAR?

Vamos fortalecer nosso modelo de negócio, nossos laços, nosso futuro.

Em todos os cantos do País, pessoas trabalham todos os dias por um mundo mais justo e equilibrado. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. É dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.

QUEM PODE PARTICIPAR?

2019 traz ainda mais chances para a sua cooperativa se destacar.

Agora, existem mais opções de categorias para concorrer. Todas as cooperativas singulares, centrais ou federações podem participar. Basta estarem registradas e regulares com o Sistema OCB.

Uma das novidades da 4ª edição do prêmio é a participação por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão usa os mesmos instrumentos de avaliação dos Diagnósticos que usamos no Sescoop. Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado.

As cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora serão reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro da categoria e nível de maturidade escolhidos no momento da inscrição. As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.

Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.

Inscrição: 04/02 até 30/04 de 2019

Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.

1ª ETAPA

Definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão e Análise Qualitativa dos Relatórios.

Data: 06 até 10/05 de 2019

2ª ETAPA

Comprovação do atendimento aos requisitos mínimos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e sua regularidade com o Sescoop e OCB, por meio de declaração fornecida pela unidade estadual.

Data: 13 até 24/05 de 2019

3ª ETAPA

Visitas de avaliadores para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação.

Data: 10/06 até 09/08 de 2019

4ª ETAPA

Análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas singulares, centrais e federações visitadas pelos avaliadores.

Data: 12 até 23/08 de 2019

5ª ETAPA

Avaliação da banca julgadora para definição das faixas de reconhecimento e destaques.

Data: 26/08 até 06/09 de 2019

O futuro do cooperativismo conta com esse encontro entre as grandes cooperativas do país.

CATEGORIAS 2019

– Reguladas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),

– Não enquadradas no item anterior.

NÍVEIS DE MATURIDADE

– Primeiros Passos;

– Compromisso para a Excelência,

– Rumo à Excelência.

INSCRIÇÃO

Compartilhe as inovações da sua cooperativa.

A inscrição é gratuita e basta responder os Diagnósticos de Governança e Gestão do nosso Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Se a sua cooperativa ainda não faz parte do programa, escolha entre as categorias e indique o seu nível de maturidade. Depois de preencher os instrumentos de Autoavaliação, basta confirmar a inscrição respondendo a pergunta que será gerada após o relatório. Agora, é só começar.


Fonte: Sistema OCB / OCERGS



Publicidade