Governador visita a sede do cooperativismo mineiro

Publicado em: 26 junho - 2019

Leia todas


Em visita à sede do Sistema Ocemg na manhã desta terça-feira, 25 de junho, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhado do secretário de desenvolvimento econômico, Manoel Vitor de Mendonça Filho, conheceu de perto a realidade do cooperativismo e como o segmento tem atuado em prol do desenvolvimento mineiro. Recebido pelo presidente do Sistema, Ronaldo Scucato, foi direto ao perguntar “o que o Estado faz que atrapalha o cooperativismo e como podemos contribuir para o seu crescimento”? Na ocasião, foi possível detalhar o trabalho realizado pelas 780 cooperativas registradas, que geram uma movimentação anual equivalente a R$53 bilhões e mais de 9% do PIB estadual.

“Nossas cooperativas geram mais de 43 mil empregos e contemplam mais de 1,7 milhão de cooperados. Hoje, mais de 24,8% da população mineira está envolvida com o cooperativismo e o nosso interesse é contribuir cada vez mais com a reconstrução do Estado para que ele reencontre o seu caminho de crescimento. Não queremos pedir, mas sim apoiar Minas nessa nova fase”, afirmou Ronaldo Scucato.

O governador mostrou interesse pelo trabalho das cooperativas mineiras e se colocou à disposição para apoiar o setor. “Temos capacidade de mobilizar e simplificar. Não temos recursos, mas temos disponibilidade”, disse Zema. E completou dizendo que ficou feliz em saber das conquistas e da boa condução do cooperativismo em Minas, enfatizando que se em algum momento o setor precisar, o governo estará pronto para contribuir.

Durante o encontro, o presidente Scucato reafirmou que o cooperativismo busca a eficiência nos negócios para cumprir o seu dever social. Na oportunidade, apresentou ainda ao governador o Movimento Dia de Cooperar, que já beneficiou mais de oito milhões de pessoas em todo o país, com a participação de 700 mil voluntários, além das iniciativas no âmbito da capacitação, monitoramento e promoção social. 

O governador ainda demonstrou apoio ao Sistema Ocemg em relação às iniciativas relacionadas ao fomento das cooperativas de reciclagem que, segundo ele, podem ajudar muito na geração de emprego, coleta seletiva e organização de trabalhadores. O secretário de Desenvolvimento Econômico também enfatizou o interesse do Estado em desenvolver pequenas empresas e cooperativas para fazer a economia do Estado alavancar. “Vamos trabalhar juntos, todos estamos empenhados para fazer o melhor”, concluiu.

Também participaram do encontro o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, a assessora da diretoria, Isabela Pérez, e o analista institucional, Geraldo Magela.


Fonte: ETC Comunicação com adaptação da MundoCoop



Publicidade