Nasce mais uma cooperativa mirim

Publicado em: 06 setembro - 2018

Leia todas


Os alunos do 4° ano da Escola Najla Barakat, em Foz do Iguaçu (PR), deram “vida” à CooperLike, a nova cooperativa mirim da cidade. A instituição foi fundada no dia 27 de agosto, por meio do Programa Cooperativa Mirim, do Instituto Sicoob, uma ferramenta pedagógica que tem a finalidade de desenvolver competências, hábitos e atitudes nas crianças por meio dos princípios e práticas cooperativistas.

Para chegar neste processo de fundação, há cerca de três meses, os alunos estão participando de formações sobre cooperativismo, conduzidas pelo Sicoob Três Fronteiras e Instituto Sicoob. A professora orientadora também já participou de treinamentos sobre o tema por meio de uma parceria entre Sicoob e Secretaria de Educação. O nome da cooperativa e logo foram sugeridos e escolhidos pelos próprios alunos por meio do princípio da Gestão Democrática.

No dia a dia da CooperLike, os alunos poderão produzir trabalhos artesanais como caixas decoradas, pintura em tela, panos de prato pintados à mão, objetos de decoração com recicláveis e doces como brigadeiros, bolos e biscoitos. Além disso, eles farão reuniões para avaliar o livro caixa e decidir como farão a gestão.

A produção do objeto de aprendizagem é feita em forma de oficinas no contra turno escolar ou em um dia específico da semana, durante o horário de aula, já que as ações da cooperativa podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar na matemática, artes e português, por exemplo. A principal finalidade do programa é a vivência do cooperativismo, valores, responsabilidades sociais, morais e econômicas dentro e fora do ambiente escolar.

 

Fonte: Sicoob Unicoob, com adaptação Redação MundoCoop



Publicidade