OCB é apresentada em reunião do Condesul

Publicado em: 19 setembro - 2019

Leia todas


A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) participou nos dias 17, 18 e 19 de setembro de uma série de reuniões sobre o Transporte Internacional de Cargas. Na terça (17/09) iniciou sua participação Conselho Empresarial do Transporte de Cargas do Mercosul (Condesul). O grupo é composto por representantes de empresas transportadoras de cargas de seis países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O evento ocorreu em Porto Alegre (RS).

A participação da OCB na reunião ordinária ocorrida nesta terça-feira teve por objetivo apresentar o cooperativismo de transporte de cargas e esclarecer dúvidas a respeito da atuação do Sistema OCB, aspectos tributários e registro de cooperativas.

A OCB, que não faz parte do grupo, foi convidada pela NTC e Logística, representação do bloco, aqui no Brasil. A presença de representantes da Organização na reunião do Condesul tem grande relevância, pois, além de ter sido a primeira vez, serviu para mostrar como as cooperativas de transporte verde-e-amarelas estão organizadas e, ainda, a atuação da entidade em prol do desenvolvimento do segmento.

Segundo o analista técnico e econômico da OCB, Tiago Barros, os representantes das empresas transportadoras de cargas dos países representantes do Condesul desconheciam a forma de acompanhamento das cooperativas brasileiras, realizado pela OCB, desde a constituição, registro, monitoramento, estímulo à melhoria da gestão.

“Foi uma reunião muito produtiva. Pudemos apresentar a OCB e esclarecer muitos pontos relacionados à questão legal das cooperativas e, ainda, dúvidas ligadas à aspectos societários, tributários, contábeis e de registro, por exemplo”, explica Barros.

A reunião do Condesul também tratou de questões relacionadas ao manual de fiscalização elaborado pelos seis países e, ainda, à padronização como peso e medidas dos veículos que circulam no território dos seis países.


Fonte: Sistema Ocepar



Publicidade